Analistas veem queda de 39% no plantio de grãos de primavera na Ucrânia em 2022

Publicado em 15/03/2022 10:44

LVIV (Reuters) – A área semeada com grãos na primavera de 2022 na Ucrânia pode cair 39%, para 4,7 milhões de hectares, devido à invasão da Rússia, disse a consultoria agrícola APK-Inform nesta terça-feira.

A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos e óleos vegetais, mas autoridades e agricultores esperam um declínio na colheita e nas exportações de 2022 devido à guerra.

O país, que colheu um recorde de 86 milhões de toneladas de grãos em 2021, semeou 7,7 milhões de hectares de grãos de primavera no ano passado.

“Após a invasão de tropas russas no território da Ucrânia e como resultado de hostilidades contínuas e ativas em muitas regiões, não há oportunidade para começar a semear”, disse o APK-Inform em um relatório.

A consultoria não deu previsão de safra de grãos para 2022.

Também disse que cerca de 2 milhões de hectares de trigo de inverno, cevada e centeio semeados para a colheita de 2022 podem ser danificados ou indisponíveis para colheita devido às hostilidades, e apenas cerca de 5,5 milhões de hectares de culturas de grãos de inverno podem ser debulhados.

“Isso significa perdas de 28%”, disse a consultoria.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse recentemente que o país deve semear o máximo possível nesta primavera, apesar da invasão russa.

O sindicato dos produtores agrícolas do país disse que os agricultores provavelmente reduzirão a área semeada com sementes de girassol, colza e milho este ano, substituindo-os por cereais –trigo sarraceno, aveia e milho.

A Ucrânia tradicionalmente começa o trabalho de campo da primavera no Hemisfério Norte no final de fevereiro ou março, mas a estação fria deste ano atrasou isso significativamente.

A Ucrânia já suspendeu as exportações de centeio, aveia, milho, trigo sarraceno, sal, açúcar, carne e gado diante da invasão e introduziu licenças para exportações de trigo, milho e óleo de girassol.

(Por Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural
Governo destina R$998 mi para estoques públicos; Conab lançará contratos para arroz
Produção de ração no Brasil aumenta 1,4% no 1ª semestre, diz Sindirações