Aprosoja-MT avalia Plano Nacional de Fertilizantes lançado pelo Mapa

Publicado em 11/03/2022 17:17 e atualizado em 14/03/2022 10:36
O objetivo do PNF é readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação ao atender sua crescente demanda por produtos e tecnologias de fertilizantes

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, destacou a relevância do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado hoje (11.03), pelo Governo Federal, que tem como objetivo readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação ao atender sua crescente demanda por produtos e tecnologias de fertilizantes.

“Os produtores rurais recebem com muita expectativa essa medida e esperamos que a média a longo prazo surja resultados para a agricultura brasileira. É tempo do país ser autossuficiente e diminuir a dependência total de outros países”, destacou o representante da Aprosoja-MT.

De acordo com o PNF, pretende-se diminuir a dependência de importações, em 2050, de 85% para 45%, mesmo que dobre a demanda por fertilizantes. A dependência externa desses nutrientes, que chegam ao país principalmente da Rússia, da China, do Canadá, do Marrocos e da Bielorússia.

Mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados, evidenciando um elevado nível de dependência de importações em um mercado dominado por poucos fornecedores. Essa dependência crescente deixa a economia brasileira, fortemente apoiada no agronegócio, vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes.

Sobre o consumo otimizado dos fertilizantes, a Aprosoja-MT mantém o posicionamento e continua as pesquisas sobre a redução ou uso zero de fertilizantes, utilizando a reserva de solo. “A entidade já vem fazendo isso com os Centros Tecnológicos (CTECNOs), e comprova através de anos que é possível otimizar sem prejuízos para o produtor”, finaliza Cadore.

Fonte: Aprosoja-MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
undefined