Cartilha da Aprosoja-MT auxilia produtores no manejo da cigarrinha-do-milho

Publicado em 31/01/2022 15:04 e atualizado em 31/01/2022 15:48

Preocupada com a situação da cigarrinha-do-milho que tem atacado as lavouras, em Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), disponibilizou aos produtores rurais uma cartilha para informar e alertar sobre o manejo da praga e o enfezamento na plantação.

Conforme a Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, responsável pelo material técnico, o propósito da divulgação desse material é a busca de um manejo com maior eficiência para amenizar os prejuízos causados pela Cigarrinha-do-milho, praga que atinge a lavoura e pode causar a redução de crescimento e desenvolvimento da planta, entrenós curtos, defeito na formação de espigas, enfraquecimento dos colmos com favorecimento às infecções fúngicas que resultam em tombamento.

Entre as boas práticas apresentadas na cartilha estão a eliminação do milho voluntário (tiguera), a rotação de cultivos, evitando o plantio sucessivo de gramíneas e a não semeadura ao lado de lavouras com plantas adultas apresentando sintomas de enfezamentos.

A cartilha está disponível em formato PDF clicando aqui.

Acompanhamento – A Aprosoja Mato Grosso, representante de mais de 7.500 produtores de milho no estado, convidou esta semana, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Milho e Sorgo, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e outras autoridades para visitarem as lavouras de milho safra e safrinha em Lucas do Rio Verde. As entidades conheceram a situação e se disponibilizaram para analisar e apresentar possíveis soluções para diminuir os danos causados pela cigarrinha-do-milho.

Fonte: Aprosoja-MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
undefined