Paraguai anuncia medidas de socorro à agricultura diante de perdas por seca

Publicado em 05/01/2022 15:16

 

ASSUNÇÃO (Reuters) – O Paraguai anunciou nesta quarta-feira novas medidas para apoiar o setor agrícola, incluindo linhas de crédito para refinanciar dívidas e cortes de impostos, em meio a uma forte seca que tem afetado a produção do quarto maior exportador de soja do mundo.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, disse que as novas medidas buscam proporcionar “alívio e previsibilidade” ao setor, à medida que a economia do país se recupera da pandemia de Covid-19.

O programa, que visa apoiar 21 mil pequenos agricultores, inclui um corte no imposto de renda corporativo no primeiro trimestre e linhas de crédito de refinanciamento de dívidas através do estatal Banco Nacional de Fomento e outras agências estaduais.

O país esperava colher uma safra de cerca de 10 milhões de toneladas de soja em 2021/22, mas alguns produtores alertaram esta semana –menos de um mês antes do início da colheita– que o número provavelmente cairia devido à falta de chuva.

O Paraguai, que também é um dos dez maiores exportadores de carne bovina do mundo, espera que seu produto interno bruto cresça 3,7% neste ano, após um aumento de 5% registrado em 2021.

Grande parte do crescimento econômico do país é sustentado pelo setor agrícola e pela geração de energia hidrelétrica, que também foi afetada pela seca.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural