Mato Grosso do Sul tem quatro cooperativas reconhecidas em premiação nacional

Publicado em 09/12/2021 15:46

Ser um modelo de gestão e boas práticas é uma conquista sempre muito almejada por qualquer modelo de negócio. E com as cooperativas não poderia ser diferente. Por isso, o Sistema OCB promove o Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão, que é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio.

Mato Grosso do Sul teve quatro cooperativas reconhecidas, a Unimed Campo Grande foi Faixa Ouro e a Sicredi Pantanal foi Faixa Prata, ambas no nível Primeiros Passos. Já na modalidade Destaque Busca pela Excelência a Sicredi Centro-Sul MS e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia ganharam esse reconhecimento.

O prêmio ocorre a cada dois anos e dá destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã e que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Mais que a premiação, o que o cooperativismo está alcançando é a participação em um programa de excelência que contribui para a melhoria da qualidade de processos e também de vida. É mais do que a simples geração de empregos ou renda. É levar prosperidade para as localidades onde cada cooperativa está presente. Os resultados são extraordinários e nos enche de orgulho”.

"O sistema cooperativo de Mato Grosso do Sul mais uma vez tem o reconhecimento do sistema nacional que nos representa, através do Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão, no qual quatro cooperativas foram premiadas pelo seu trabalho e gestão, acima de tudo nos resultados alcançados em prol dos cooperados. O Sistema OCB/MS parabeniza todas as cooperativas as que participaram e em especial as quatro premiadas", completou o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.

Na edição deste ano, a premiação que ocorre a cada dois anos, recebeu a inscrição de 310 cooperativas, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Além disso, todas as etapas de avaliação foram realizadas de forma virtual para garantir a saúde e a segurança do processo em decorrência da pandemia da Covid-19.

Já a banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo.

Fonte: Sistema OCB/MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural