Sistema intensivo de cultivo permite várias safras no mesmo ano, mas demanda certas atenções aos produtores
Podcast
Sistema intensivo de cultivo permite várias safras no mesmo ano, mas demanda certas atenções aos produtores
A fim de garantir mais produção e, principalmente, maior rentabilidade, os produtores precisam aproveitar ao máximo suas capacidades produtivas. Neste sentido, cultivar várias safras durante o mesmo ano é uma importante estratégia com o sistema intensivo de cultivo.
Segundo o pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Gonzaga Chitarra, é preciso ter atenção em uma série de pontos para poder produzir duas, ou até três safras, atingindo bons índices de produtividade e de qualidade.
O primeiro deles seria cuidar da saúde do solo, que é a principal preocupação de hoje em dia. “Existem muitos microrganismos que se não tiver cuidado podem diminuir a produção e produtividade”, aponta o pesquisador.
Outro ponto é se atentar para a rotação de culturas ao invés da sucessão de culturas. “Muitas vezes o que há é uma sucessão de culturas como soja e algodão, por exemplo, os soja e milho. Isso facilita muito a entrada de pragas e doenças”, diz Chitarra.
Na visão do especialista, isso propicia que doenças que até pouco tempo eram exclusivas da soja, por exemplo, agora já aparecem também em outras culturas devido a essa repetição de cultivos.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa no vídeo.