Comissão debate possível crise na produção de insumos para a próxima safra

Publicado em 18/10/2021 16:57

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (22) para debater a "provável falta de defensivos agrícolas para a próxima safra". O debate será no plenário 6, às 9 horas.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que propôs a realização da audiência, disse que recentes notícias dão conta de que o País sofrerá um “apagão” de insumos na próxima safra. "Mesmo que mais de 90% dos defensivos agrícolas já estejam vendidos ou provisionados para o próximo ciclo, as indústrias não descartam atraso ou mesmo o cancelamento dessas entregas por falta de matéria-prima chinesa", observou o deputado.

Falta de alimentos
Ainda segundo Jerônimo Goergen, dados recentes de importação desses produtos apontam uma redução de 40% do mesmo volume importado no ano anterior. "Com a escassez de ofertas, os preços dos produtos têm triplicado, onerando ainda mais os produtores rurais, o que pode afetar diretamente a produção de alimentos", alertou.

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com podridão em segundo plano, mancha-alvo e cercospora se tornam os principais desafios na soja Com podridão em segundo plano, mancha-alvo e cercospora se tornam os principais desafios na soja
Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes
CNA se reúne com novo embaixador do Brasil no Irã
IPPA/Cepea: Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre
Área tratada por defensivos agrícolas cresce 1,8% no primeiro trimestre de 2025 no Brasil
Desembolso do crédito rural chega a R$ 298,6 bilhões em dez meses