Estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins recebem nova variedade de semente

Publicado em 14/10/2021 14:28
Sementes Goiás tem capacidade de produzir mais de 1,5 milhão de sacas em suas duas unidades produtivas

A Sementes Goiás, marca de sementes de soja da Nutrien Soluções Agrícolas, reconhecida pela qualidade e produtividade, agora também está disponível para os agricultores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. A expansão da atuação do multiplicador de sementes é parte da estratégia da empresa de ampliar as ofertas de produtos aos agricultores brasileiros.  

Desde 2020, quando adquiriu o grupo TecAgro - incluindo um dos maiores negócios de sementes de soja no Brasil - a Nutrien investe para garantir a oferta do produto para além do estado de Goiás, onde a sementeira já possui grande presença. Um dos objetivos crescer por todo o Brasil, aumentando a proximidade do agricultor.   

“Produzimos em mais de 60 mil hectares de fazendas de agricultores cooperados, temos um dos melhores e mais modernos laboratórios de sementes do País para análise da produção de sementes de soja adequadas aos mais elevados padrões de mercado e 100% dos nossos armazéns são refrigerados. Somos muito criteriosos ao liberar as sementes para os plantios dos nossos clientes, por isso garantimos que o agricultor receba em sua fazenda exatamente o produto negociado, com a cultivar adequada à sua necessidade e com alto nível de germinação e vigor. Os agricultores também contam com uma assistência técnica muito experiente e pronta para ajuda-los”, comenta Manoel Pedrosa, diretor de Sementes na Nutrien Soluções Agrícolas. 

Outro diferencial da Sementes Goiás é o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), que oferece segurança e facilidade de manuseio ao agricultor. Além de não precisar fazer o procedimento na fazenda, o que traz mais qualidade no tratamento da semente e segurança na operação, o agricultor que adquire a semente tem a proteção contra todas as pragas e doenças inicias da lavoura, além de um importante suporte com os produtos nutricionais.  

Isso acontece porque as sementes são tratadas com inseticidas, fungicidas, nematicidas biológicos e produtos nutricionais – que contém cobre, molibdênio e zinco – e enraizador. Segundo Pedrosa, a maior parte da produção de sementes é com TSI. “60% de toda semente vendida pela Sementes Goiás é tratada na fábrica. Esse percentual é uma média muito superior da concorrência que, em algumas regiões, chega a ser 20%”, ressalta. 

Com 21 anos de história, a Sementes Goiás tem capacidade de produzir mais de 1,5 milhão de sacas em suas duas unidades produtivas localizadas em Rio Verde (GO), onde possui um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, além de um departamento de controle de qualidade que acompanha a condição da matéria-prima recebida e todo o processo de beneficiamento da semente.  

A empresa conta com processos rigorosos de produção e tecnologia de ponta para entregar sementes com alto vigor e germinação. Em 2020, a Semente Goiás alcançou uma média de 85% de germinação nas lavouras onde foi plantada. Antes de chegar ao agricultor, as sementes passam por testes de controle de qualidade física, genética, sanitária e fisiológica - essa última representada pelo teste de vigor e viabilidade, além de serem estocadas em armazéns refrigerados.

Por: Igor Batista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural