ABIOVE embarca em principal programa de promoção do agro brasileiro na Europa

Publicado em 13/09/2021 17:33
Maior destino das exportações de farelo de soja e segundo de soja em grãos, União Europeia é mercado prioritário para atuação do PAM AGRO

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) é uma das entidades confirmadas no segundo ciclo do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO) 2021-2023.  

A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem como objetivo melhorar a percepção de mercados internacionais estratégicos em relação à cadeia do agronegócio brasileiro, por meio de um esforço concentrado e coordenado de comunicação que destaque a sustentabilidade, a segurança e a tecnologia embarcadas nos produtos advindos do Brasil. 

A União Europeia representa hoje o principal destino do farelo de soja produzido no Brasil, foram mais de cinco milhões de toneladas exportadas entre os meses de janeiro e agosto de 2021. Neste mesmo período, quase oito milhões de toneladas de soja em grão desembarcaram na região direto do Brasil, conferindo à União Europeia o posto de segundo maior destino deste produto, atrás apenas da China. 

Para o presidente executivo da ABIOVE, André Nassar, a 2ª edição do PAM AGRO chega em muito boa hora, principalmente por focar o trabalho na Europa, grande mercado importador, mas que ainda tem uma visão distorcida sobre as questões de sustentabilidade da cadeia da soja. “Com o PAM AGRO temos a oportunidade de iniciar um processo de mudança, mostrando aos europeus todos os programas que desenvolvemos no Brasil para garantir a sustentabilidade dos processos produtivos e dos nossos produtos. Temos muita coisa boa para mostrar”, finalizou Nassar. 

Resultado da parceria entre a Apex-Brasil e o setor privado, contando com o suporte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o PAM AGRO é norteado por uma estratégia de comunicação e pelo objetivo de sensibilizar a opinião pública internacional, buscando impactar positivamente as frentes de defesa de interesses e o desempenho das exportações do setor, com especial atenção para o processo de ratificação do acordo Mercosul-União Europeia. 

Fonte: Abiove

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