Morre Fernando Penteado Cardoso, um dos maiores nomes da pesquisa agronômica brasileira

Publicado em 08/09/2021 09:59 e atualizado em 08/09/2021 12:49

Faleceu nesta terça-feira, 7 de setembro de 2021, Fernando Penteado Cardoso, aos 106 anos. Ele completaria 107 neste mês. O velório acontecerá no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, nesta quarta (8) a partir de 12h para cremação às 15h.

Cardoso era engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em 1936 e foi um dos maiores e mais emblemáticos estudiosos do agronegócio brasileiro. Além disso, fundou o Grupo Manah, de fertilizantes e gado de corte, e a Fundação Agrisus - Agricultura Sustentável - instituição privada dedicada à pesquisa agronômica. 

"A agropecuária e as pessoas que a integram me proporcionaram uma gratificante carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte, sendo justificável pensar no futuro desse setor econômico, cujo alicerce se apóia na fertilidade do solo e no meio ambiente favorável. A Fundação em conjunto com a FEALQ, vai somar esforços na formação de pesquisadores, de professores, de divulgadores e de profissionais capazes de gerar sólida tecnologia e de promover uma agricultura progressista, econômica e estável, em benefício das gerações futuras, A terra, como já disseram, é um bem que apenas tomamos emprestado d'aqueles que nos sucederão”, disse Cardoso à imprensa à época da fundação da Agrisus. 

O Notícias Agrícolas e toda equipe enviam suas mensagens de carinho e solidariedade à família de Fernando Penteado Cardoso, um brasileiro sem igual. E agradecemos por todo conhecimento que foi compartilhado conosco durante sua trajetória. Sua paixão, serenidade, inteligência e gentileza jamais serão esquecidos. 

Em sua última entrevista ao Notícias, Cardoso deixou um recado claro: "Levantem-se, temos muito o que fazer!". Reveja sua conversa com João Batista Olivi em 12 de agosto de 2016. 

NOTA DA  FUNDAÇÃO AGRISUS

Piracicaba, 08 de agosto de 2021.

É com muito pesar que a Diretoria da Fundação Agrisus comunica o falecimento do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso no dia 07/09/21.

Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) em 1936, desempenhou várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964. Tornou-se conhecido e respeitado como fundador e presidente da Manah, empresa de fertilizantes e pecuária de corte de 1947 a 2000.

Após a venda da empresa, destinou parte do dinheiro auferido para criar em abril de 2001 a Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de

suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do Plantio Direto.

A Fundação Agrisus é a precursora no Brasil a trabalhar exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos de pesquisa e divulgação de tecnologias relacionados à conservação e melhoria da fertilidade do solo, assim como, de apoiar a formação de recursos humanos por meio de bolsas de iniciação científica e a realização de eventos técnicos e dias de campo.

A Diretoria da Fundação Agrisus reconhece nesse momento a vida exemplar e a contribuição ímpar de Fernando P. Cardoso para o crescimento sustentável do Agronegócio Brasileiro! Ao mesmo tempo, compromete-se a seguir seus passos, tendo sempre a energia e a determinação de seu mentor como pilares na busca de seus objetivos!

NOTA DE PESAR DA SRB

Nota de Pesar: Agronegócio perde o agrônomo Fernando Penteado Cardoso, aos 106 anos

A Sociedade Rural Brasileira lamenta a morte do engenheiro agrônomo Dr. Fernando Penteado Cardoso, fundador da empresa de adubos Manah, presidente da Fundação Agrisus e sogro do nosso conselheiro Mário Barbosa.

Prestes a completar 107 anos no dia 19 de setembro, dedicou sua vida à agropecuária brasileira com  importantes contribuições e estudos para o desenvolvimento de uma agricultura e pecuária sustentáveis. 

Empreendedor nato, em 1947 fundou a Manah S.A. para a produção de fertilizantes e gado de corte. Logo o Grupo teve sua marca reconhecida na agricultura brasileira e o slogan “Com Manah Adubando Dá”  ficou gravado na memória dos brasileiros.

Dr. Fernando Penteado Cardoso foi ainda diretor e presidente da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, delegado da Agricultura junto ao Conselho Interamericano da Produção e Comércio, membro do Conselho e diretor da Fundação Santa Cruz (São Paulo/SP).

“A história do agronegócio se confunde com a história do Dr. Fernando. Sua contribuição é imensa e, hoje, todos desfrutam dos caminhos que ele abriu. Um orgulho para o Brasil”, finaliza a presidente da SRB, Teresa Vendramini.

NOTA DE PESAR DO CCAS

Nota de Falecimento: Fernando Penteado Cardoso

O CCAS lamenta a notícia do falecimento do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, aos 106 anos de idade.

No dia 19/09 nosso querido Dr FERNANDO também completaria 107 anos de idade.

O velório acontecerá no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, hoje, 08/09, às 12h, para cremação às 15h.

Formado pela ESALQ da USP em Engenharia Agronômica, foi 1º lugar de sua turma (F-1936). No corrente ano, Dr FERNANDO está completando 85 anos de FORMATURA, o que lhe confere o recorde, não somente, de mais longevo formando da LUIZ de QUEIROZ, como também da própria Universidade de São Paulo.

Fernando foi fundador da empresa de adubos MANAH e fundador / presidente da Fundação Agrisus, cujo objetivo era financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo.

Se tornou conhecido pelo trabalho em prol da agricultura nacional, onde alcançou a diretoria e presidência da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo. Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, delegado da Agricultura junto ao Conselho Interamericano da Produção e Comércio (Chicago) e membro do Conselho e diretor da Fundação Santa Cruz (São Paulo/SP).

"Dos que partem, ficam as saudades e as lembranças do que passou, por isso, eles nunca desaparecem totalmente."

São as sinceras condolências do CCAS a todos os conselheiros e amigos.

Dr. Fernando Penteado Cardoso, Dr. Norman Borlaug, Dr. José Otávio Menten e Dr. Walter Accorsi
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural