Culturas de inverno são avaliadas para conclusão do último ciclo da safra no RS

Publicado em 17/08/2021 17:19 e atualizado em 18/08/2021 10:39

As culturas de trigo, aveia, cevada e canola produzidas no Rio Grande do Sul, e ainda a intenção de plantio de milho, estão em análise pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana no estado. Até sexta-feira (20), técnicos da estatal coletam os dados que deverão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, concluindo o ciclo que será divulgado no dia 9 de setembro.

Devido ao protocolo de segurança neste período da pandemia de COVID-19, a pesquisa será realizada exclusivamente por meio remoto. “A Conab utiliza o levantamento subjetivo para buscar as informações sobre todos os tipos de produtos levantados que compõem a safra de grãos. Para isso, utilizamos dados fornecidos por nossos parceiros, como produtores, Emater, Irga, Cooperativas, Escritórios de Planejamento e agentes financeiros, em todas as regiões agroclimáticas do estado, em quatro roteiros preestabelecidos", ressalta o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Bestétti.

As culturas de inverno do ano 2021 vão fazer parte da safra 2021/2022. O acompanhamento desses cultivos é feito constantemente pelos técnicos da Conab, principalmente a verificação dos fatores climáticos favoráveis ou adversos que influenciam nos resultados da produção.

Na atualização de safra divulgada neste mês de agosto, correspondente ao 11° levantamento, a expectativa de produção no Rio Grande do Sul é de 38,3 milhões de toneladas, cerca de 45,5% a mais que o volume colhido na safra 2019/2020, que ficou em 26,3 milhões de toneladas. O resultado superior é consequência do clima mais favorável nesta safra do que na anterior, que recuperou a produtividade das culturas em geral. Apenas o milho ficou aquém da expectativa inicial de produção.

Serviço:
Pesquisa de Campo para Safra de Grãos no RS
Data: 16 a 20 de agosto
Divulgação dos resultados: 9 de setembro (no 12º Levantamento da Safra 2020/2021 de Grãos)

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro