Em Catanduva, Secretário de Agricultura entrega o resultado do Programa Rotas Rurais e visita EDR e Defesa Agropecuária

Publicado em 13/08/2021 12:48

A sexta-feira, dia 13, começou com visita técnica do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e do secretário-executivo, Francisco Matturro, ao Escritório de Desenvolvimento Rural e de Defesa Agropecuária de Catanduva.

O local conta com trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS) e pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) para atendimento de produtores rurais de 18 municípios.

Borges foi recepcionado por Alexandre Grassi, coordenador da CATI, Luís Fernando Bianco, coordenador da CDA, Cláudio Giusti de Souza, diretor da EDR, além de técnicos da Secretaria.

"Quero agradecer muito ao nosso time, da Secretaria, das cooperativas e associações, das prefeituras, pessoas que vivem o nosso interior, que é movido pelo agro. Quando nossa equipe atua, os produtos ganham qualidade e mercado, é o que mostra o trabalho feito aqui na região com limão e laranja, que hoje é exportado", afirmou Borges.

O secretário contou para os presentes sobre os anúncios feitos pelo governador João Doria e vice-governador Rodrigo Garcia para lançamento do AgroSP+Seguro, crédito aos produtores e criação de corredores sanitários, principalmente, para retirar a vacinação de febre aftosa no Estado de São Paulo, permitido a conquista de novos mercados. "Esses anúncios foram possíveis pela força do agro no interior, trabalho das prefeituras, entidades e lideranças do agro", explicou.

Matturro também lembrou de anúncio recente feito em Campinas para investimento de R$ 52 milhões para os Institutos de Pesquisa da Secretaria pelo Governo de SP. "Estamos entregando programas robustos, com consistência", afirmou.

O prefeito de Catanduva, Osvaldo Rosa, recebeu os resultados do programa Rotas Rurais, que mapeou 131 mil km de estradas rurais e 484 propriedades rurais no município. A partir desse trabalho, será possível ter o endereçamento rural das propriedades rurais, a partir de um trabalho liderado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) em parceria com o Google e com participação da CATI. "Fizemos ontem a entrega do CEP Rural de 63 municípios paulistas. Isso vai permitir trazer mais segurança, cidadania, educação e benefícios para os produtores rurais", comemorou Borges.

O secretário também falou sobre a importância dos EDA, EDR e Casa de Agricultura, reforçando que os 40 escritórios existentes no Estado serão mantidos, assim como as Casas de Agricultura. "São locais muito importantes para o pequeno produtor rural", disse.

Participaram da visita técnica Ricardo Pereira, da CATI São José do Rio Preto; Joamir Barboza, prefeito de Ariranha; Cláudio Martins, prefeito de Uchoa; Silvio Sartorello, prefeito de Tabapuã; Cláudio Romagnolli, vice-prefeito de Catanduva; Bica, prefeito de Urupês; Roberto Sperandio, vereador; Fumaça, vereador; Douglas Freschi, vereador; Sargento Marcos, vereador de Uchoa; Julia, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Catanduva; Matheus, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Paraíso; Gustavo Moretto, presidente Sindicato Rural de Catanduva .

Fonte: Secretaria da Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural