Comissão aprova proposta que prevê incentivos à produção de mel

Publicado em 11/08/2021 17:01

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que institui a Política Nacional de Incentivo ao Desenvolvimento da Apicultura e da Meliponicultura. A apicultura dedica-se à criação de abelhas dotadas de ferrão, e a meliponicultura, às espécies nativas sem ferrão.

O colegiado acolheu o parecer do relator, deputado Franco Cartafina (PP-MG). Ele recomendou a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 2341/19, da deputada Mara Rocha (PSDB-AC), elaborado em 2019 pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O relator incorporou ainda emenda apresentada na Comissão de Agricultura, a fim de desburocratizar as atividades por meio da dispensa de autorização prévia e licenciamento realizados por órgão ambiental. “Essas exigências não estimulam a implantação de meliponários”, afirmou Franco Cartafina.

O objetivo da proposta é fomentar atividades relacionadas à conservação, criação e manejo racional de abelhas e seus enxames, e também à produção, beneficiamento, processamento, envasamento, armazenamento, transporte, distribuição, comercialização e exportação de produtos da apicultura e da meliponicultura.

O texto em análise prevê, entre outros pontos, assistência técnica e extensão rural; subvenção ao prêmio do seguro rural; certificação quanto à origem e à qualidade dos produtos; e manutenção dos preços no mercado interno.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural