Soluções do Xarvio serão oferecidas para mais cultivos

Publicado em 11/08/2021 13:50

Especialistas e convidados do xarvio™ Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, apresentaram as novidades preparadas para a safra 2021/2022 . O Visão xarvio™ – Visão Além do Alcance também traz um rico debate sobre como a digitalização impacta no dia a dia da agricultura moderna e o comportamento de agricultores frente às novas tecnologias.

Entre os lançamentos da marca  está a ampliação de tecnologia para mais culturas além da soja: o algoritmo de inteligência agronômica utilizado no Mapeamento Digital de Plantas Daninhas agora está disponível para pós-emergência na cultura do algodão, ainda nesta safra. Em setembro, será a vez de a cana-de-açúcar ser beneficiada. Por fim, em janeiro de 2022, a plataforma deve estar pronta para ajudar os agricultores na segunda safra de milho.

Outra novidade é que os agricultores terão acesso às ferramentas do  xarvio™ FIELD MANAGER compartilhadas em pacotes comerciais – BASIC, PRO e PREMIUM – para atender às necessidades específicas de cada um, do plantio à colheita.

xarvio™ é uma marca que desenvolve soluções digitais inovadoras para ajudar os agricultores a aproveitarem ao máximo o potencial de seus talhões. Diante disso, é possível aumentar eficiência, economizar tempo, otimizar os insumos para proteção de cultivos e contribuir para uma agricultura cada vez mais sustentável.

“As soluções digitais auxiliam na tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, comenta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial para América Latina da BASF Agro. “O resultado da primeira safra de operação comercial do xarvio™ FIELD MANAGER consolida a solução Mapeamento Digital de Plantas Daninhas como uma das principais aliadas para o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras. Nas áreas mapeadas, a otimização de insumos foi em média de 62% e a economia de água foi de 36 mil litros a cada mil hectares”, destaca Araújo.

Cotonicultura de referência

Com a extensão da inteligência agronômica do Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, os produtores de algodão poderão utilizar a ferramenta na pós-emergência da cultura“O algodão exige do cotonicultor um grau de especificidade diferente. Conseguir controlar as plantas daninhas na pós-emergência é uma necessidade real, principalmente pela sensibilidade da cultura. Recebemos essa demanda dos nossos clientes e trabalhamos para chegar no modelo ideal", explica Lucas Marcolin, gerente Comercial de Produtos Digitais da BASF Agro.

Atualmente as principais plantas daninhas da cultura do algodão são a buva, a corda de viola, o capim amargoso, o caruru e o leiteiro. “Algumas espécies podem interferir diretamente na qualidade da fibra do algodão, como é o caso do picão preto, do capim carrapicho e do carrapicho de carneiro. Caso as invasoras não sejam controladas, o agricultor terá um prejuízo gigantesco, pois as sementes dessas plantas apresentam estruturas que aderem à fibra, reduzindo a qualidade do produto e, consequentemente, seu valor de mercado“, pondera o gerente da BASF.

Soluções acessíveis para todos

Para expandir o uso das ferramentas do xarvio™? FIELD MANAGER e agregar valor para o negócio dos agricultores, a BASF traz como outra grande novidade para esta safra são as modalidades de pacotes BASICPRO e PREMIUM. “Os agricultores estão buscando novas ferramentas que proporcionem uma melhor gestão de recursos nas suas lavouras, resultando em uma produção cada vez mais sustentável. Este é o valor oferecido pelo xarvio™ FIELD MANAGER. Entregamos um serviço que reduz o custo de produção e gera eficiência. A nossa proximidade com o cliente, acompanhando todo o processo, proporciona um resultado de maior rentabilidade para o agricultor”, avalia Marcolin.

São três modalidades que o agricultor pode contratar acessando a plataforma xarvio™? FIELD MANAGER. Nos pacotes BASICPRO e PREMIUM, eles têm acesso a visualização dos mapas por talhão, documentação e relatórios da safra, além de integrar com o app SCOUTING. Outro grande diferencial são os mapas de biomassa e orientação sobre o momento ideal para aplicar nos cultivos no pacote PRO. Já na modalidade PREMIUM, disponível para os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de todas as soluções o cliente também tem o processamento de imagens de drones e detecção de plantas daninhas com suporte técnico integral.

Parceria de peso

Também foi anunciada a aprovação global da Joint Venture entre a BASF Digital Farming e a Bosch para a comercialização de soluções agrícolas inteligentes, no Brasil e no mundo. A operação é considerada mais um importante passo para a digitalização na agricultura, já que a combinação entre as tecnologias Bosch e xarvio™ trarão soluções de pulverização e plantio inteligentes resultando em otimização de recursos, sustentabilidade e maior rentabilidade ao produtor.

Estamos preparados para as mudanças?

O evento Visão xarvio™ – Visão Além do Alcance foi realizado em um ambiente totalmente 3D e interativo, com muito conteúdo e que ficará disponível nos próximos seis meses. Basta acessar a plataforma visaoxarvio.com.br para se sentir em uma feira agrícola e saber mais sobre as tecnologias que estão revolucionando a agricultura brasileira.

Mais informações sobre a marca de agricultura digital da BASF em:

Site Oficial | Instagram | Facebook

Fonte: Comunicação Basf

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural