MAPA oficializa novo prazo para IN que define normas para as fábricas de ração animal

Publicado em 28/07/2021 14:38

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) comunica a prorrogação da Instrução Normativa (IN) nº 14 de 2016, por meio da portaria número 369 de 22 de julho de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (28). A IN 14 altera a IN 65 e define as normas para as fábricas de ração animal, estabelecendo os critérios e os procedimentos para fabricação, comercialização e o uso de medicamentos na alimentação animal.  A publicação trouxe um novo prazo para a entrada em vigor da normativa, estabelecido em 18 de janeiro de 2022.

Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes o MAPA tem trabalhado para publicar uma normativa exequível e por isso a revisão do texto.  “Não há dúvida que o trabalho do MAPA para adequar alguns aspectos das normas que fiscalizam as fábricas de ração serão essenciais para otimizar o uso de antimicrobianos na produção nacional, visando assim atender as demandas dos mercados consumidores”. Lopes ressalta ainda que a entidade nacional busca trabalhar junto a pasta de forma construtiva e visando o fortalecimento da suinocultura brasileira.

Embora a prorrogação esteja oficializada pela Pasta, a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, ressalta que é necessário que a suinocultura continue debatendo e aperfeiçoando o conhecimento sobre o tema fábrica de ração. “Foi pensando em levar informação técnica e de qualidade que este ano a ABCS entrega a cadeia a série “Informativo Fábrica de Ração” e as apresentações do consultor Stefan Rohr, médico veterinário, especialista em alimentação animal.  A proposta da ABCS é orientar os produtores, para juntos aprimorarmos a área de alimentação animal, que é tão relevante para o setor suinícola”.

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro