Comissão debate mudanças no crédito para o agronegócio

Publicado em 12/07/2021 18:15
Novo modelo aproxima setor rural do mercado financeiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (15) sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.

O debate ocorre no plenário 6, às 14 horas.

O pedido para realização da audiência pública é do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ele quer debater recentes mudanças na legislação que permitiram a criação de oportunidades alternativas no sistema de crédito agrícola e a modernização nas formas de financiar as atividades rurais. "São medidas que aproximam o setor do grande mercado financeiro", disse.

Ele cita o exemplo da primeira operação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente garantidor de financiamentos agropecuários, em abril deste ano. "O novo modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e vai permitir a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos para custeio e investimento", explicou.

Foram convidados para o debate o diretor de Financiamento e Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Vaz de Araújo; o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda; advogados e representantes do mercado financeiro.

Confira a lista completa de convidados.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
undefined