Goiás deve ser o maior produtor nacional de sorgo, girassol e tomate na safra 2020/2021

Publicado em 10/06/2021 15:08
Na safra de grãos, o Estado deve manter a quarta posição no País, com mais de 24,6 milhões de toneladas, aponta a Conab. Destaque também para culturas como trigo, soja e milho

Com previsão de produção de quase 1,2 milhão de toneladas de sorgo e de 42 mil toneladas de girassol, o Estado de Goiás deve se firmar como o maior produtor nacional das duas culturas na safra 2020/2021. É o que aponta o 9º levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta quinta-feira (10/06) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com dados regionais compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

De acordo com a Conab, a estimativa é de crescimento de 7,3% na produção de sorgo na atual safra, no Estado, em comparação com a safra 2019/2020, e de aumento de 27,7% na produção de girassol, em relação à safra 2019/2020. A área plantada de sorgo e girassol deverá ser de 377,9 mil hectares e de 20 mil hectares, respectivamente. Com isso, a produtividade deve girar em torno de 3,1 toneladas por hectare no sorgo e de 2,1 toneladas por hectare no girassol.

Outro destaque é a produção de trigo em Goiás, que deve registrar crescimento de 142,4% na safra 2020/2021, em relação à safra anterior. Serão 224,0 mil toneladas, com produtividade de 4,0 toneladas por hectare. Isso faz do Estado o quinto maior produtor nacional.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, esses números comprovam a aptidão de Goiás para o segmento agropecuário. “Além das culturas como soja e milho, que são referência no Estado, outras atividades têm se destacado no cenário nacional, mostrando a diversificação da agricultura goiana e contribuindo para o fortalecimento de nossas cadeias produtivas”, enfatiza.  

Safra no Estado
Em relação à safra de grãos, Goiás deverá produzir mais de 24,6 milhões de toneladas na safra 2020/2021, ocupando a 4ª posição no ranking nacional – atrás de Mato Grosso (73,4 milhões de toneladas), Paraná (38,7 milhões) e Rio Grande do Sul (37,1 milhões de toneladas). A previsão é de produção de mais de 13,7 milhões de toneladas de soja (4ª posição no ranking), quase 9 milhões de toneladas de milho (também 3ª posição) e 130,9 mil toneladas de arroz (8º maior produtor brasileiro).

LSPA/IBGE
Segundo os dados do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás deve ser o maior produtor de tomate no Brasil, com mais de 1,1 milhão de toneladas na atual safra, crescimento de 6,9% em relação à safra anterior. Destaque ainda para a cana-de-açúcar, já que o Estado deve ser o terceiro maior produtor nacional, com quase 74,0 milhões de toneladas.

Fonte: Seapa GO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
undefined