Câmara aprova urgência na votação de projeto que trata da produção de vacinas contra Covid-19 por indústrias veterinárias

Publicado em 04/06/2021 10:46
Com aprovação do Requerimento de Urgência para análise da proposta, o PL 1343/2021 será apreciado diretamente no Plenário pelos deputados

A Câmara dos Deputados apreciou, na noite desta quinta-feira (2), o Requerimento de Urgência que trata do Projeto de Lei 1343/2021, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A proposta autoriza o uso de estruturas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário para a fabricação de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. A ideia é ajudar nas ações de combate à pandemia do novo Coronavírus. 

A proposta foi aprovada, no dia 27 de maio, por unanimidade, no Plenário do Senado Federal e agora tramita na Câmara. Para o senador Wellington Fagundes, a aprovação do requerimento de urgência para votação no Plenário vai trazer mais agilidade no processo e, consequentemente, mais eficácia na distribuição das doses que serão produzidas nessas indústrias.

Com a aprovação do requerimento não há mais a necessidade de o projeto passar pelas comissões da Câmara. O objetivo desse pedido é que a proposta seja aprovada com mais celeridade diante da crise sanitária imposta pelo novo Coronavírus em todo o país. O senador explica que “o projeto busca facilitar e estimular a realização dos trâmites necessários à utilização dessas plantas industriais para a produção de vacinas contra a Covid-19, assim ampliando a oferta de doses e acelerando a imunização da população.”

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), conta que a proposta vem sendo discutida desde março pela Comissão Temporária da Covid-19. Ela afirma que “essa tecnologia viabilizará a produção de um IFA 100% nacional.”

Segundo Aline Sleutjes “a Anvisa já deu o sinal verde.” A deputada explica que a Agência faria o controle de qualidade, como é feito hoje com o IFA importado. “O Brasil vai produzir as vacinas necessárias para imunizar a população brasileira em tempo recorde e ajudar países mais carentes.” 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já inspecionou pelo menos duas indústrias veterinárias que demonstraram interesse em produzir as doses de vacinas contra a Covid-19. O projeto de lei também determina que para a fabricação dos imunizantes as indústrias devem atender uma série de requisitos de segurança. 

Com a aprovação do requerimento de urgência, a proposta aguarda agora para votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, sem modificações no texto, o projeto segue para sanção presidencial.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações
Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal
Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia
Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação
Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA
Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%