Consulta pública vai colher manifestações sobre acordos comerciais do Mercosul com Indonésia e Vietnã

Publicado em 20/05/2021 08:18

O Ministério da Economia abriu consulta pública para colher manifestações sobre eventuais acordos de livre comércio a serem celebrados entre o Mercosul e a Indonésia e o Mercosul e o Vietnã. A chamada foi publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União por meio de circular da Secretaria de Comércio Exterior.

O objetivo é permitir a participação dos interessados, mediante manifestações que possam subsidiar o posicionamento do governo federal nas negociações. Qualquer parte interessada da sociedade poderá se manifestar a respeito dessa negociação, indicando seus interesses e preocupações em relação a um acordo de livre comércio entre as partes, e descrever possíveis impactos comerciais, econômicos e outros que se espera que surjam desse acordo.

O Conselho de Estratégia Comercial – CEC, da Câmara de Comércio Exterior – Camex, aprovou em dezembro de 2020 mandato negociador para a possíveis negociações com os dois países.  Houve reuniões com a Indonésia ao longo de 2019 e 2020 e as negociações encontram-se na etapa do Diálogo Exploratório, quando há praticamente, troca de informações comerciais e tarifárias. Com o Vietnã, concluiu-se a fase de Diálogo Exploratório no primeiro semestre de 2020.

As manifestações deverão ser enviadas até o dia 19 de julho de 2021 por meio de formulário específico à Secex, disponível no site do Ministério da Economia.  

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro