Fórum Brasil aborda uso de tecnologias digitais em serviços de Ater e na comercialização de produtos da agricultura familiar

Publicado em 20/04/2021 12:53
O evento acontece nesta terça-feira (20) e na próxima quinta-feira (22) e será realizado de forma virtual, na plataforma de videoconferência Zoom
Para promover a troca de experiências sobre o uso de tecnologias digitais na prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e na comercialização de produtos da agricultura familiar será realizado o Fórum Brasil. O evento acontece nesta terça-feira (20) e na próxima quinta-feira (22).  
 
A iniciativa é resultado de parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), a Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão (Relaser), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
 
Nos dois dias, a programação acontecerá das 10h às 12h - horário de Brasília. O evento será realizado de forma virtual, na plataforma de videoconferência Zoom. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponibilizado na página do IICA (link abaixo). As vagas são limitadas. Aqueles que não conseguirem realizar a inscrição poderão acompanhar toda a programação no canal do IICA no Youtube.
 
>> Faça aqui a sua inscrição no Fórum Brasil
 
>> Clique aqui para acompanhar o Fórum Brasil pelo Youtube
 
Com a chegada da pandemia, novas estratégias para prestação dos serviços de Ater têm sido utilizadas com o objetivo de superar as dificuldades do atendimento presencial e alcançar os agricultores, respeitando o distanciamento social. Para isso, as instituições de Ater públicas e privadas estão utilizando diversas ferramentas digitais, como aplicativos móveis, conferências virtuais, vídeos curtos, mensagens SMS, educação à distância, entre outras, para manter contato com os produtores.
 
A agricultura familiar também tem encontrado nas ferramentas digitais um novo caminho para a comercialização dos seus produtos. Agricultores, que antes da pandemia realizavam a venda dos produtos nas feiras livres, começam a utilizar plataformas e aplicativos que conectam o produtor ao consumidor e possibilitam a venda direta.
 
“A ideia do fórum é fazer com que essas experiências digitais sejam compartilhadas e replicadas em toda a América Latina e Caribe, contribuindo para amenizar os impactos da pandemia para o pequeno produtor rural, facilitando a comercialização de produtos e garantindo o acesso a Ater”, afirma o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke.
 
Durante o evento virtual serão apresentadas oportunidades, desafios, modelos institucionais e experiências bem-sucedidas de ações da Ater digital. O fórum também promoverá debates sobre como os canais digitais podem ser uma ótima ferramenta de promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar.
 
Palestras
 
Nesta terça-feira (20), a partir das 10h, ocorrerá a apresentação de quatro experiências regionais de Ater digital, com mediação do diretor de Desenvolvimento Comunitário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Pedro Arraes.
 
A primeira palestra, sobre a digitalização da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil, será conduzida pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Márcio Buainain.
 
Na sequência, a coordenadora regional do Projeto + Algodão, da FAO, Adriana Gregolin, apresentará ações executadas pela iniciativa para promover a cadeia produtiva do algodão na agricultura familiar.
 
Experiências da Nova Zelândia na área tecnológica serão detalhadas pelo gerente técnico e operacional da Quality Consultants of New Zeland (QCONZ) na América Latina, Leonardo Araújo.
 
A diretora-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edilene Steinwandter, abordará a utilização de aplicativos e WhatsApp empresarial para a realização de pesquisa, extensão e assistência técnica.
 
O segundo dia do Fórum Brasil, quinta-feira (22), será mediado pelo secretário Fernando Schwanke. A partir das 10h, serão apresentadas sete experiências exitosas de comércio eletrônico, além de lições aprendidas e dicas de desenvolvimento.
 
Representante do IICA no equador e coordenador de assuntos especiais para a Região Andina, Marco Zapata, abrirá a sequência de palestras apresentando a Hackatón Ecuador, uma plataforma desenvolvida por jovens equatorianos para promover a comercialização de produtos da agricultura familiar.
 
O Oficial de Comércio e Sistemas Agroalimentares da FAO Mesoamérica, Pablo Rabczuk, falará, em seguida, sobre a realização de rodadas de negócios na Mesoamérica e como essa ação pode criar oportunidades para os pequenos produtores.
 
A experiência de e-commerce na China e o histórico do desenvolvimento de mercados digitais de comercialização de produtos agrícolas no país serão apresentados pelo Conselheiro Sênior de Relações Públicas do Grupo Alibaba, Wei Liu.
 
A programação contará com palestra do assessor técnico da cooperativa Central do Cerrado para comercialização, gestão de projetos e acesso a políticas públicas, Alexandre Lage. Na oportunidade, o assessor compartilhará seu conhecimento sobre iniciativa privada no e-commerce.
 
Para finalizar a programação do Fórum Brasil, a palestra “Experiência prática de comercialização – Do saco amarrada ao código de barras” será apresentada pelo técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/BA), Egnaldo Xavier, o diretor-presidente da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga, Adilson do Santos, e a presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Denise Cardoso.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado
Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda
Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília
Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição
Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump
Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade
undefined