JPMorgan é nova instituição a reafirmar superciclo das commodities
Um relatório divulgado na quarta-feira (10) pela instituição financeira JPMorgan Chase & Co. aponta que as commodities podem ter iniciado um novo superciclo de alta, com os preços dos metais atingindo máximas históricas e o petróleo voltando a ficar acima de US$ 50 o barril.
Além disso, os preços do milho e da soja registraram máximas de mais de cinco anos neste início de 2021 acompanhando a demanda chinesa. Outras instituições também já apostaram em um novo superciclo anteriormente.
“Acreditamos que a nova ascensão das commodities, e em particular o ciclo de alta do petróleo, começou”, disse o JPMorgan no documento. “A maré dos rendimentos e da inflação está mudando”. O último superciclo de alta das commodities foi em 2008.
Superciclos de commodities anteriores no final dos anos 1970 e 2008 – Fonte: Bloomberg
Wall Street tem apostado em uma recuperação econômica pós-pandemia do coronavírus, esperado por estímulos, e adotado proteção contra a inflação, segundo informação reportada pela agência Bloomberg com base no relatório divulgado pela instituição financeira.
A instituição diz que os mercados podem saltar como “consequência não intencional” da luta contra a mudança climática, que ameaça restringir o fornecimento de petróleo ao mesmo tempo que há um aumento da demanda por metais necessários para infraestrutura.
As apostas altistas dos fundos atingiram os maiores níveis em uma década, após reflexos negativos do último ano ao mercado financeiro com a pandemia de coronavírus.
Oscilação do primeiro vencimento da soja nos últimos cinco anos – Fonte: Barchart
Oscilação do primeiro vencimento do milho nos últimos cinco anos – Fonte: Barchart
Com informações da Bloomberg