Agro representa quase 60% das exportações goianas em janeiro

Publicado em 05/02/2021 11:50

O agronegócio foi responsável por 59,28% das exportações totais de Goiás no mês de janeiro, o que representa um total de 219,88 milhões de dólares. O grande destaque ficou por conta do complexo carnes, especialmente a carne bovina, cujo montante exportado representou 73,18 milhões de dólares, e a carne de frango, que chegou a 25,69 milhões de dólares. Os dados foram divulgados pelo Comex Stat do Ministério da Economia.

Também foram destaque, no mês de janeiro, as exportações do complexo sucroalcooleiro, especialmente de açúcar (31,40 milhões de dólares), e do complexo soja (28,70 milhões de dólares). Aparecem, ainda, com valores expressivos as exportações de milho (19,33 milhões de dólares), couro (13,94 milhões de dólares) e algodão (11,09 milhões de dólares).

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os investimentos de Goiás no setor agropecuário têm contribuído no retorno das exportações ao Estado, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda.

"Vemos como toda a sociedade se beneficia com esse ciclo. Se por um lado temos uma forte exportação de carnes, por exemplo, na outra ponta, temos frigoríficos contratando pessoas, fazendo a economia girar nos municípios, temos produtores comercializando seu rebanho", explica. "Esse movimento é benéfico para todos e nosso governador Ronaldo Caiado tem nos orientado nesse sentido, de aumentar oportunidades, no campo e na cidade", enfatiza o titular da Seapa.

Balança
Considerando a balança, em janeiro, Goiás exportou 370,92 milhões de dólares e importou 462 milhões de dólares. No País, as exportações totais chegaram a 14,80 bilhões de dólares e as importações alcançaram 15,93 bilhões de dólares.

Fonte: Seapa/GO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção