Morre Nelson Lauxen, fundador da Vence Tudo

Publicado em 05/02/2021 09:20 e atualizado em 06/02/2021 18:32
Agricultor havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) no final do mês de janeiro e estava internado

Nelson Lauxen, fundador da Vence Tudo e agricultor, faleceu nesta quinta-feira (04), segundo comunicado oficial. Lauxen havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) no final do mês de janeiro e estava internado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (RS).

O agricultor de 79 anos "deixa um legado de empreendedorismo, criatividade, liderança e ética para as comunidades e segmentos em que atuou por muitas décadas”, destaca a empresa, que decretou luto oficial nesta sexta-feira.

O velório será nesta sexta-feira (05), a partir as 8h na Casa Mortuária de Ibirubá (RS) e às 14h na Capela Mortuária de Alfredo Brenner, onde será sepultado.


Empresa decretou luto oficial nesta sexta-feira - Foto: Vence Tudo

História da Vence Tudo

A história da Marca VENCE TUDO está diretamente ligada à história de seu fundador, Sr. Nelson Lauxen, que com o dom de criar e dar forma a peças transformou a realidade da humilde família Lauxen. O trabalho no campo despertava o imaginário de inventor do menino Nelson Lauxen, nascido em Alfredo Brenner, distrito localizado a 10 Km de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, filho de Fridolino e Maria Lauxen, que com doze irmãos formavam uma família humilde e que encontravam na agricultura sua subsistência.

Com habilidades para manusear materiais e encaixar peças, Nelson Lauxen desde o tempo de escola já se destacava pela criatividade e iniciativa de criar carretas de lomba e brinquedos da época, que montava juntamente com seus colegas. Com 18 anos depois de ser dispensado do Serviço Militar começou a trabalhar como empregado de uma granja, juntamente com seu irmão Ivo. Com os ganhos eles fizeram economia e, em 1964, com o auxílio financeiro do pai, adquiriram uma carpintaria. Mais tarde Nelson adquiriu a parte de Ivo e continuou seu trabalho, dando assim origem a Empresa VENCE TUDO.

Fundada em 20 de março de 1964, com o intuito de desenvolver produtos que facilitassem a vida do homem do campo, já em 1965, a VENCE TUDO iniciou a produção de plantadeiras puxadas a tração animal. Logo em seguida a primeira plantadeira de tração mecânica, as quais com a troca dos sulcadores por enxadas capinadeiras também eram utilizadas para a capina, dando origem a marca Vence Tudo, com o slogan: “VENCE TUDO: Vence na planta, Vence na Limpeza da lavoura e Vence no rendimento da colheita.”

A evolução dos produtos também exigiu a aquisição de uma ferraria, que logo em seguida necessitou de ampliações, tanto em sua estrutura física como na estrutura de pessoal, aumentando assim a Organização e seu quadro de funcionários. Os filhos iniciaram suas atividades ainda muito jovens na empresa, Sr. Marcos Luís Lauxen em 1977, e o Sr. Marciano Nelson Lauxen no ano de 1988.

Com o aumento das vendas e as dificuldades na logística, em 1994 a Organização transferiu-se para a área Industrial de Ibirubá, às margens da Rodovia RS 223, Km 53, para dar seguimento a sua trajetória de crescimento.

Em abril de 2007 a família do Sr Nelson Lauxen realizou a sucessão empresarial, passando assim para a segunda geração. Para esta nova fase o Sr Marcos Luís Lauxen assumiu a Presidência e Sr Marciano Nelson Lauxen a Vice-Presidência da Vence Tudo, os quais hoje fazem da VENCE TUDO, FORTE ATÉ NO NOME, uma Organização sólida que investe em seus produtos e seus colaboradores, preocupando-se com a qualidade de vida dos clientes externos e internos.

Atualmente a empresa possui uma área total de 500.000 m² sendo que são 50.000 m² de área construída com infraestrutura completa. Preocupada com o meio ambiente possui uma área de preservação de 44.048 m², sendo destes 4.048 m² de reserva florestal particular permanente. Seu quadro de colaboradores constituído por aproximadamente 1100 colaboradores e cerca de 4000 famílias vivem indiretamente dos benefícios da Organização.

A indústria está sempre em busca de inovação e desenvolvimento de produtos adequados à necessidade de cada região onde atuam seus clientes, conta hoje com mais de 20 produtos na linha de plantio, colheita e transporte da produção. Um grande exemplo são os vários prêmios que a Vence Tudo recebeu durante toda sua história, como os 7 Prêmios Gerdau Melhores da Terra: 1996, Semeadora SA; 1998, Classificador de Sementes CA 25; 2000, Plataforma para Colheita de Milho Bocuda; 2009, Troféu Ouro na Categoria Novidade - Semeadora para Agricultura de Precisão Panther Precision, e as duas conquistas em 2013: Troféu Prata na Categoria Novidade com a Semeadora Adubadora Autotransportável Macanuda Fertilizante e o Troféu Ouro na Categoria Destaque, Aprovado pelo Usuário, para a Plataforma para Colheita de Milho Bocuda. Em 2014, o Classificador de Sementes CA 25 recebeu o segundo Melhores da Terra, desta vez na categoria destaque aprovado pelo usuário, confirmando assim a qualidade do produto e os diferenciais da Vence Tudo.

A cada dia a marca da “espiga de trigo Vence Tudo” conquista ainda mais o mercado globalizado, aliando-se aos produtores do Brasil e dos principais países produtores do mundo, exporta para 40 países e permite assim a continuidade e a multiplicação de negócios. O reconhecimento pela sólida atuação no mercado externo aconteceu em 2014, quando a VENCE TUDO recebeu pela primeira vez o troféu de destaque do Prêmio Exportação RS. Essa conquista histórica foi repetida em 2015 e 2019, quando a VENCE TUDO foi a única empresa do segmento de máquinas e implementos agrícolas a receber esse importante reconhecimento durante a 43ª e 47ª edição. Somam-se a estas conquistas a liderança de mercado há 19 anos consecutivos na produção e comercialização de plataformas para colheita de milho. Além disso, já entregou mais de 25 mil implementos no Programa Mais Alimentos e é uma das maiores fabricantes de semeadoras/plantadeiras do Brasil, com máquinas de 02 a 65 linhas de plantio, além de uma ampla linha de implementos que auxiliam o trabalho do homem do campo.

A VENCE TUDO, em 2020 completou seus 56 anos e com toda essa experiência segue firme em sua trajetória de investimentos na satisfação dos produtores, na qualificação de seus funcionários, na tecnologia do processo fabril e acima de tudo no desenvolvimento da região e do Brasil. Tudo isso porque é uma empresa familiar e 100% brasileira.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Federal sanciona Lei para medidas de enfretamento de emergência fitossanitária ou zoossanitária
Lei Anti-Desmatamento Europeia pode aumentar em, no mínimo, US$ 60 a tonelada de soja exportada
Período úmido ruim pode pressionar reservatórios de hidrelétricas, diz diretor de ONS
China emitirá US$284 bi em dívida soberana este ano para ajudar a reanimar a economia, segundo fontes
China define cota tarifária de importação para 2025 para trigo, arroz, milho e algodão
Agro e Prosa Episódio 843 - Milho verão como opção de renda para o produtor rural