Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: startup Gado Certo, Big Data e o novo chefe da Embrapa Soja

Publicado em 16/10/2020 15:08

Ouça esse podcast também no Spotify.

Ricardo Arioli comenta algumas das principais notícias da semana ligadas ao Agro.
A volta dos Treinamentos do SENAR, a liberação de uso dos estoques do herbicida Paraquat, o Outlook 2030 do IMEA, a falta de boi gordo para abate em MT, os cortes no orçamento da Embrapa.

As formas de compra e venda de gado para reposição trazem riscos para vendedores e compradores.
A Startup Gado Certo promete mais transparência e mais confiança a vendedores e compradores.
Pode oferecer rastreabilidade e agregar valor a propriedades de produção de bezerros de qualidade.
A Holding Ventura ajuda a encontrar Startups promissoras, seleciona e apresenta para investidores da área.

O Big Data, que envolve a coleta e a análise de dados coletados nas propriedades rurais, vai revolucionar o manejo da Agropecuária.
A discussão do que é que que as empresas podem fazer com os dados, que são propriedade dos produtores, está apenas começando.
Podem vender? Devem armazenar com segurança? Garantir portabilidade?
Ricardo Arioli entrevista o presidente da Comissão de Agricultura de Precisão do MAPA, o Márcio Albuquerque, sobre o assunto.

O Dr. Alexandre Nepomuceno foi recém empossado como novo Chefe da Embrapa Soja e já se deparou com um corte significativo no orçamento para pesquisas.
Nessa entrevista, ele conta como pretende garantir as pesquisas do Centro Nacional de Soja, e ainda motivar as equipes, num cenário de crise.

Por: Ricardo Arioli

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema CNA/Senar e Ministério da Aquicultura e Pesca assinam acordo de cooperação técnica
Lei permite a produtor rural usar cadastro ambiental para cálculo do ITR
Agro e Prosa Episódio 795 - Manejo de vermifugação em bovinos
Conversa de Cerca #136 - O papel da família Arioli na transformação do Cerrado brasileiro
FEAP: Secretaria de Agricultura de SP baixa taxa de juros para pescadores afetados por tragédia ambiental no Rio Piracicaba
16º Congresso ABMRA abordará o futuro do marketing no Agro em mais de 10h de programação