Governo de Goiás entrega benefícios e anuncia novidades para melhoria do setor agropecuário em todo o Estado

Publicado em 30/07/2020 11:13

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas - Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), realiza na próxima quinta-feira, 30 de julho, o evento O Agro é de Todos, com uma série de entregas e assinaturas voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário em Goiás. A solenidade contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e será realizada, a partir das 10 horas, na futura sede da Emater, no Parque Tecnológico de Inovação Rural, que fica na área do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cerimônia será para poucos convidados e imprensa, respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19. O evento também será transmitido pelas redes sociais do governo.

Entre as novidades que serão apresentadas estão a autorização para a aquisição de máquinas e implementos que serão cedidos a municípios goianos para serem utilizados no meio rural; parceria para implantação do Polo de Fruticultura Irrigada no Nordeste de Goiás; e entrega de títulos de regularização fundiária. Também estão entre as ações, entrega de veículos e equipamentos para a Emater e para o Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); retomada das obras da nova sede da Emater; e o balanço final da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Goiás.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, tantas entregas são reflexo do compromisso do governador Ronaldo Caiado com o setor agropecuário e servem como impulso para o fortalecimento da economia dos municípios goianos, seja pelo aumento da produção ou pela movimentação da economia. "São entregas do Governo de Goiás que vão beneficiar não só o produtor rural, mas, de forma ampla, vão beneficiar toda a sociedade. Estamos criando oportunidades. Por meio de maquinário para as prefeituras, por exemplo, vamos poder recuperar estradas rurais, auxiliar na produção e, de forma inédita, até vamos criar um incentivo para a coleta de lixo no campo, com caminhões próprios para isso, evitando a incineração que acontece muitas vezes por falta da coleta. Isso é combater entraves na sua raiz, porque melhoramos o trato com o meio ambiente, a escoação da produção e nossa produtividade", explica.

O secretário destaca também soluções que estão sendo direcionadas para regiões e públicos mais carentes, que foram determinações do governador desde o início de sua gestão. "Nas regiões Nordeste e Norte do Estado, vamos entregar benefícios como a regularização fundiária a mais de 60 produtores que têm esse direito e que vão ter melhores condições de produzir, de gerar alimento. Além disso, em parceria com a Codevasf vamos avançar na instalação do Polo de Fruticultura Irrigada junto à barragem do Rio Paranã. Isso vai transformar aquela região que hoje é muito carente", avalia. "Em um ano e meio de existência da Secretaria da Agricultura, recriada por ordem expressa de Caiado, junto ao trabalho das nossas jurisdicionadas, Emater, Agrodefesa e Ceasa, podemos comemorar parcerias tão estratégicas que estão literalmente frutificando e transformando a vida das pessoas para melhor”.

Entregas e anúncios
Durante a cerimônia, será assinada autorização para processamento de compra de cerca de 500 equipamentos, no valor total de R$ 71,4 milhões, com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e da bancada federal goiana, que serão disponibilizados a mais de 130 municípios goianos para recuperação de estradas de acesso às propriedades rurais e manejo de água e solo, além de serem utilizados na produção agropecuária, contemplando todos os itens necessários para preparo, plantio e colheita nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Entre o maquinário que será adquirido incluem-se retroescadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras, tratores, implementos e caminhões-pipa. Também serão adquiridos caminhões de lixo, que serão utilizados no primeiro programa do Estado de coleta de lixo no meio rural, com o objetivo de combater queimadas de detritos que podem provocar incêndios no campo.

Outra novidade a ser celebrada no evento é o termo de cooperação entre o Governo de Goiás e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que prevê um protocolo de ações prioritárias para a atuação da Codevasf em Goiás, incluindo a implantação de Polo de Fruticultura Irrigada na região Nordeste do Estado de Goiás, especificamente na região denominada Vão do Paranã. Serão disponibilizados R$ 13 milhões aplicados em um estudo de viabilidade econômica no Projeto de Assentamento Santa Maria, em São João D'Aliança, com 168 famílias; e no Projeto de Assentamento Bom Sucesso/Santa Cruz, em Flores de Goiás, com 72 famílias; além da revitalização da Barragem do Rio Paranã, que engloba os municípios de Formosa, São João D'Aliança e Flores de Goiás. O propósito é promover a inserção de produtores rurais familiares no sistema produtivo de frutas, com aproveitamento da mão de obra familiar, melhoria das condições de vida e ascensão social.

Também serão entregues, durante a cerimônia, mais de 60 títulos de domínio para regularização fundiária em terras devolutas, para concessão de direito real de uso para a atividade econômica exercida em imóvel rural, praticada diretamente pelo ocupante, ou com auxílio de seus familiares, e, eventualmente, com ajuda de terceiros. A atual gestão do governador Ronaldo Caiado buscou agilizar os processos de emissão do título de domínio da área nas terras devolutas do Estado em condições de regularização e técnicos da Seapa foram a campo, nos últimos meses antes da pandemia, para mobilizar os interessados, sanar dúvidas e orientar a respeito dos procedimentos necessários, dessa demanda que se arrastava por muitos anos nas últimas gestões. Como resultado, além do respeito ao produtor, espera-se o fortalecimento da agricultura familiar, a inclusão social e a geração de renda no campo, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Estado, onde há maior demanda por esse tipo de ação.

Será assinado, ainda, durante o evento, o termo de entrega de nove distribuidores de calcário, provenientes de contrato de repasse celebrado entre o Governo de Goiás e o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (hoje incorporado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa). Os implementos visam a melhoria da capacidade produtiva da agricultura familiar nos municípios de Araguapaz, Aruanã, Britânia, Crixás, Faina, Matrinchã, Mundo Novo, Nova Crixás e Uirapuru.

Na solenidade, serão entregues também 22 veículos para a Emater, além de notebooks e bens diversos provenientes de convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando modernizar administrativa e tecnologicamente, além de ampliar a frota no interior do Estado e garantir a melhoria no atendimento, assistência técnica e suporte ao produtor rural. Será anunciada também a retomada das obras da nova sede da Emater.

Também será entregue um veículo para o Banco de Alimentos, que será utilizado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para atendimento de entidades e famílias em situação de risco alimentar, e assinado Termo de Cooperação Técnica e Financeira para o Banco de Alimentos entre Ceasa-GO e OVG, que tem por objetivo atuar no combate ao desperdício, a diminuição da desigualdade e a ampliação da acessibilidade a alimentos de qualidade à população em condições de vulnerabilidade alimentar e nutricional em todo o Estado.

Será divulgada, também, a instalação de equipamentos de internet Satelital na sede de dez assentamentos rurais nos municípios de Divinópolis de Goiás, Palmeiras de Goiás, Formosa, Cristalina, Amaralina, Crixás, Flores de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Bonópolis., por meio de parceria entre Seapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Por fim, será anunciado, ainda, o balanço final da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa e comentadas as orientações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que alinham diretrizes gerais e mudam regras anteriores sobre a vigilância da febre aftosa, com vistas à continuidade da execução do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Fonte: Secretaria Agricultura/GO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
undefined