Pandemia afetou logistica de containers para carnes e frutas, diz CNA

Publicado em 25/04/2020 10:06

São Paulo, 24/04/2020 - O consultor em logística da Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, disse que o coronavírus afetou os setores de carnes e frutas em virtude de dificuldades no trânsito de contêineres.

-- "Tivemos o problema de desbalanceamento de fluxo de contêineres", disse Fayet, em live promovida ontem (23) pelo escritório Mattos Engelberg. Segundo ele, o fluxo de contêineres para a Europa demora de 15 a 20 dias; no caso da Ásia, são 35 a 40 dias.

-- "Quando há uma parada, como ocorreu no início da crise do coronavírus, houve um desbalanceamento que prejudicou o setor de carnes. O setor de frutas também teve um pequeno abalo."

Segundo ele, entretanto, o efeito é "transitório". No caso dos granéis, apesar do coronavírus, os embarques ao exterior do Brasil seguem acelerados. "Em grãos estamos aumentando a exportação em relação ao ano passado mesmo com o covid-19", disse.

Conforme Fayet, apesar da crise provocada pela doença, o interesse externo por investimento em infraestrutura continua forte por causa do papel do País no fornecimento de alimentos ao mundo. Mas, segundo ele, é preciso melhorar a regulação do setor ferroviário e rodoviário.

-- "No mundo não falta dinheiro para investir. O problema nosso é qualidade da regulação, que é absolutamente instável", disse. No caso dos portos, acrescentou, a melhora da legislação estimulou o investimento em terminais privados, que hoje respondem por 2/3 das cargas movimentadas no País.

--"Quem quiser investir com mais segurança e estabilidade vai ter que vir para cá. Se fizermos uma regulação adequada, vai ser uma explosão de investimentos sem o Brasil precisar botar a mão no bolso", afirmou.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos
Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café
Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério
Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso
Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão
China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP