PIB do agronegócio cresce 2,4% de janeiro a novembro de 2019

Publicado em 11/02/2020 12:36
Pecuária puxou o resultado do setor, enquanto agricultura teve queda no acumulado do ano passado

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,4% de janeiro a novembro de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea/USP).

O resultado foi impulsionado pelo segmento de insumos, que teve alta de 6,42%, seguido por agrosserviços (4,57%) e agroindústria (3,93%). A atividade primária foi a única com desempenho negativo (-4,12%).

A pecuária continuou puxando a expansão do PIB do agro. No acumulado de 11 meses no ano passado, o setor teve crescimento de 17,19%, com resultado positivo em todos os elos da cadeia produtiva.

“Ao longo de 2019, os preços dos produtos do ramo pecuário tiveram alta significativa, refletindo a aquecida demanda por carne no mercado externo em decorrência da Peste Suína Africana (PSA). Além disso, registrou-se bom desempenho das produções de bovinos, suínos, ovos e leite no País”, diz o estudo CNA/Cepea.

Já o ramo agrícola teve queda de 3,06% no período de janeiro a novembro. “O elevado custo de produção em 2019 pressionou significativamente o PIB do segmento primário agrícola. Somada à elevação do custo de produção, 2019 foi marcado por queda de preço de produtos como algodão, mandioca, café e soja, comparativamente ao ano anterior”, explica a publicação.

Em novembro, o PIB do agronegócio cresceu 1,27%, com expansão de todos os segmentos: insumos (0,12%), primário (0,86%), agroindustrial (1,17%) e agrosserviços (1,71%).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nutrien pinta cenário otimista para a indústria de fertilizantes, apesar dos resultados ruins do primeiro trimestre Nutrien pinta cenário otimista para a indústria de fertilizantes, apesar dos resultados ruins do primeiro trimestre
Agricultores britânicos não acolhem enfraquecimento dos padrões de importação no acordo EUA-Reino Unido Agricultores britânicos não acolhem enfraquecimento dos padrões de importação no acordo EUA-Reino Unido
China emite plano de prevenção e mitigação de desastres para garantir colheita estável de grãos
Índia analisa exigências dos EUA por menores restrições às importações de alimentos transgênicos
Como registrar um imóvel que não tem escritura
Ministério confirma que China retomou compras de soja de alguns exportadores do Brasil