Rabobank: perspectivas do Agronegócio no Brasil em 2020

Publicado em 17/01/2020 10:38

Em 2019, o agronegócio brasileiro foi profundamente afetado pelas repercussões da disputa comercial entre Estados Unidos e China e pelo surto de Peste Suína Africana (PSA) na China, segundo estudo sobre as perspectivas para o setor feito pelo Rabobank. Os impactos, positivos e negativos, desses eventos nos preços e fluxos comerciais são visíveis no desempenho das exportações brasileiras em 2019. 

Por exemplo, enquanto o valor das exportações brasileiras de carne aumentou 13% em relação a 2018, as receitas de exportação de soja caíram 21% em comparação com 2018, como resultado de menor volume e preços mais baixos.

Segundo o chefe da área de pesquisa da América do Sul do Rabobank, Andy Duff, a PSA e a disputa comercial EUA / China fizeram de 2019 um ano difícil para a soja, frequentemente visto como um barômetro para o agronegócio brasileiro em geral”.

No entanto, de acordo com o especialista, com esses eventos dominando as manchetes, o fato de o mesmo ano ter sido espetacular para o milho e algodão brasileiro pode ser facilmente ignorado. 

"Não apenas os preços locais eram bons, mas em 2019, o Brasil se tornou o segundo maior exportador mundial de algodão e consolidou sua posição como o segundo maior exportador de milho.”  

A influência da PSA e da disputa comercial EUA / China persistirá em 2020, segundo o relatório. Para o setor de proteína animal do Brasil, há a promessa de preços altos e forte demanda de exportação. Para o setor de soja, no entanto, qualquer recuperação nas receitas em 2020 é incerta, dependendo não apenas da evolução da PSA mas também das relações comerciais EUA / China - portanto, não é de admirar que a expansão esperada na área de soja em 2020 seja a mais tímida em anos.

Fonte: Rabobank

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda de aço no Brasil em junho atinge maior nível desde 3º tri 2022
Ministro Fávaro discute propostas para desburocratização das exportações
Ibovespa hesita na abertura após sequência de altas
Governo de São Paulo apresenta programa SP Produz para alavancar as cadeias produtivas locais
Cooxupé orienta sobre exigências e cumprimento da legislação durante a colheita