MP garante auxílio a pescadores de locais afetados pelo vazamento de óleo

Publicado em 29/11/2019 13:15

Está em vigor a Medida Provisória (MP) 908/2019, que institui o auxílio emergencial para os pescadores artesanais dos municípios afetados pelas manchas de óleo. O auxílio, no valor de R$ 1.996, será devido aos pescadores inscritos e ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira. A medida foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. 

Os pescadores receberão o auxílio em duas parcelas. Segundo a MP, o valor será pago pelo Ministério da Cidadania aos pescadores identificados pelo respectivo Número de Identificação Social (NIS), por meio da Caixa Econômica Federal. A parcela poderá ser sacada no prazo de até 90 dias, contado da data de disponibilização do crédito.

O benefício se destina a pescadores com atuação em área marinha ou em área estuarina (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar). Os municípios afetados constam de relação disponível no site do Ibama.

A medida diz ainda que o pagamento do auxílio não impedirá o recebimento cumulativo de benefícios financeiros de outras políticas públicas. O auxílio também não será considerado fonte de renda para o recebimento do seguro-defeso, do Bolsa Família ou do Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Uma comissão mista será instalada no Congresso Nacional para analisar a medida provisória. O texto deverá ser aprovado pelos Plenários das duas Casas antes de virar lei. O prazo de validade da MP é de 60 dias, prorrogáveis por igual período.

 

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de empresas em recuperação judicial no 3º trimestre atinge o maior patamar dos últimos 15 meses
Presidente da CNA diz que prever cenários e tendências é crucial para garantir sustentabilidade e rentabilidade
BB lança novo Boletim Agro com análises detalhadas para o setor
Recuperação judicial no agro em 2024: como a inteligência analítica prevê e mitiga riscos no segmento
Conexão Campo Cidade aborda fala de vencedor do Nobel da Paz sobre recompensa aos produtores rurais por meio de créditos de carbono
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Arroz, Exportação, Árabes, Argentina e Inovações