BASF lança projeto virtual de calçado de segurança “Limitless”

Publicado em 22/11/2019 09:21
Diversos itens de materiais de performance oferecem mais conforto e proteção Calçado apresenta a primeira biqueira visível e transparente do setor

A BASF acaba de lançar o “Limitless”, um conceito de calçado virtual que reúne diversas inovações de materiais de performance para o segmento. O projeto é uma parceria com a i-generator, uma empresa de consultoria em design de calçados, com sede em Portland, EUA. Juntas, transformaram totalmente o sapato de segurança em um estilo arrojado que, ao mesmo tempo, segue os padrões de conforto, flexibilidade de design, amortecimento leve e durabilidade.

Design sem cadarço para maior segurança e flexibilidade

Os tropeços e quedas devido aos cadarços são uma das maiores causas de acidentes de trabalho. E, para melhorar a segurança dos trabalhadores, estes itens foram removidos do design. Além disso, o modelo fechado oferece mais proteção contra respingos e permite que os usuários calcem e descalcem o sapato com mais rapidez.

Para completar o design de segurança, o modelo é revestido em malha com fibra Freeflex®, junto com faixas feitas com o mesmo material, que oferecem mais flexibilidade e resistência à abrasão. Também possui a cobertura de proteção feita de Haptex® e o laminado sintético premium da BASF, sem solvente.

Ultrapassando as fronteiras do design com a biqueira transparente

As tecnologias da BASF também permitiram a criação da primeira biqueira transparente do setor, fabricada com Elastollan®. Essa alternativa inédita para uma biqueira de metal oferece possibilidades de design totalmente novas para a indústria de calçados de segurança. A experiência no ato de calçar também é diferenciada, com um sapato mais leve, fácil de entrar e, ao mesmo tempo, totalmente protegido, seguindo os padrões de segurança.

Saúde e conforto são a maior preocupação

Para reduzir a fadiga dos trabalhadores, a BASF usou o Infinergy®, uma espuma particulada com propriedades de mola e amortecimento no calcâneo e na entressola do calçado. A entressola, em especial, é leve, apresentando excelente resiliência e durabilidade. Além disso, a palmilha fabricada com Elastollan® oferece boa aderência e resistência à abrasão.

“Atualmente, os consumidores buscam looks mais leves e esportivos, mas, ao mesmo tempo, priorizam o conforto e a segurança” disse Gerd Manz, vice-presidente de Novos Mercados e do negócio de Materiais de Performance. “Apesar do modelo ainda só existir virtualmente, temos a certeza de que a divisão de materiais de performance da BASF pode abrir novas possibilidades de design e incentivar as marcas de calçados de segurança”.

Em julho a empresa anunciou grandes investimentos na pesquisa e desenvolvimento de calçados e já está pronta para ajudar os clientes em seus centros dedicados a calçados no mundo todo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conexão Campo Cidade aborda fala de vencedor do Nobel da Paz sobre recompensa aos produtores rurais por meio de créditos de carbono
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Arroz, Exportação, Árabes, Argentina e Inovações
Agro e Prosa Episódio 878 - O déficit tecnológico no setor de armazenagem
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Cana, açúcar e etanol
ARP#362 - Comunicação estratégica no agronegócio
Novo Centro de Tecnologia impulsiona inovação e sustentabilidade na agricultura brasileira