CNA promove seminário sobre comércio exterior em Minas Gerais
Mais de 600 produtores e especialistas do setor cafeeiro participaram na quarta (22), em Belo Horizonte (MG), do seminário da Rede Agropecuária de Comércio Exterior (InterAgro), para debater a importância do mercado internacional para o setor agropecuário da região.
O evento, realizado na Semana Internacional do Café, foi uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Durante o seminário, a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, fez uma apresentação sobre as vantagens da exportação e o impacto da abertura comercial no mercado doméstico.
“Nós recebemos vários relatos de produtores que participaram de edições anteriores da Semana Internacional do Café e que hoje estão exportando. Isso mostra que a exportação é um processo continuo de aprendizagem e qualificação do produtor e que esses eventos funcionam como ferramentas para essa capacitação”, disse Lígia.
A programação do evento contou com quatro paineis sobre diversos assuntos, como as oportunidades para o café brasileiro na Europa, ferramentas de promoção de exportações da Apex, além de casos de sucesso de produtores que exportam café.