Preços globais de alimentos sobem pela 1ª vez em 5 meses, diz FAO

Publicado em 07/11/2019 16:24

ROMA (Reuters) - Os preços globais de alimentos subiram pela primeira vez em cinco meses em outubro, impulsionados por saltos nas cotações do açúcar e de cereais, disse a agência de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira.

O índice de preços de alimentos da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), que mede as variações mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carne e açúcar, teve média de 172,7 pontos em outubro, alta de 1,7% ante o mês anterior e de 6% na comparação anual.

A FAO também estimou que a produção mundial de cereais em 2019 será de 2,704 bilhões de toneladas, número levemente inferior ao de sua projeção anterior.

O índice de preços da FAO para o açúcar saltou 5,8% ante os níveis de setembro, muito em função das expectativas de menor oferta no ano, considerando as previsões de grandes recuos na produção de Índia e Tailândia.

Já o índice de preço dos cereais avançou 4,2%, com os valores de exportação de trigo e milho subindo devido às perspectivas de safras reduzidas em diversos importantes países produtores e à robusta atividade comercial". Em contraste, os preços do arroz caíram, afetados pela demanda fraca e pela expectativa de uma safra abundante da variedade basmati.

O índice de preços do óleo vegetal aumentou em 0,5%, atingindo seu maior nível em mais de um ano, enquanto o índice das carnes avançou 0,9%, guiado pela maior demanda por exportações, especialmente da China.

Por outro lado, o índice de preços de laticínios recuou 0,7% em outubro, uma vez que cotações mais baixas para o queijo compensaram aumentos nos valores do leite em pó desnatado e integral, disse a FAO.

(Reportagem de Crispian Balmer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 898 - Diálogo Sustentável - Abramilho e Aprosoja
CNA na COP 29: as decisões de Baku | Ouça o Agro CNA/Senar #150
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | China abre mercados para produtos agrícolas para o Brasil
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Macroeconomia
Dificuldades sentidas pelo agro em 2024 exigiram transformação e otimização do marketing focado no setor
Melhores cases do marketing agro em 2024 são celebrados em evento realizado pela agência Macfor
undefined