Lei Kandir: Agro continuará livre de ICMS na exportação, afirma senador

Publicado em 30/10/2019 07:51

Os produtos do agronegócio se manterão isentos de imposto sobre exportações, afirmou, nesta terça-feira (29/10) o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que participou da reunião semanal da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em Brasília (DF). O parlamentar é o relator da Proposta de Emenda Constitucional 42/2019, que revoga a chamada Lei Kandir.

Vital do Rego explicou que a proposta inicial, do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) previa a revogação total da lei, o que levaria à tributação das exportações agropecuárias. Ele disse, no entanto, que ao conversar com Anastasia, o senador mineiro concordou em manter as vendas externas do setor livres da cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“A revogação se dará somente sobre os produtos primário minerais, porque, afinal de contas, tem sido o agronegócio, ao longo desses últimos anos, o viés com o qual a economia brasileira tem salvaguardado sob o ponto de vista dos números da sua balança comercial. Será esse nosso voto”, disse o parlamentar.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA farão novo estoque de vacina para aves contra gripe aviária
Cotações do boi reagem com oferta curta e escalas apertadas enquanto soja e café recuam
Cuba arrenda terras agrícolas para empresa estrangeira pela primeira vez desde a revolução
Marca histórica do agronegócio brasileiro destaca protagonismo na segurança alimentar global
Corte de verba no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural afeta milhares de apólices e gera insegurança no setor
Novo esquema de exportação da Ucrânia afetou embarques agrícolas em dezembro, diz governo
undefined