Com ritmo forte, vendas da nova safra de MT superam médias históricas, diz Imea

Publicado em 08/10/2019 14:28

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização da soja 2019/20 de Mato Grosso atingiu até o final de setembro 36,03% da produção estimada, em ritmo que supera tanto a média das últimas cinco temporadas para o período quanto as vendas do ano anterior, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo dados divulgados pelo órgão ligado aos produtores na noite da segunda-feira, as vendas da safra futura avançaram 5,03 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto na comparação anual a comercialização tem vantagem de 2,16 pontos. A média de cinco anos para o período é de 29,39%.

"Apesar da redução de 23,91% no prêmio portuário para Santos... o alto patamar cambial, atrelado ao avanço mensal de 5,72% na cotação na bolsa de Chicago, garantiu a sustentação dos preços, o que resultou na negociação de alguns volumes", disse o Imea em nota.

A comercialização da safra 2019/20 de milho do Estado, por sua vez, tem ritmo ainda mais adiantado, avançando ao final de setembro para 41,89% do projetado. O número figura 12,32 pontos à frente do visto em 2018/19 e 18,13 pontos além da média de cinco anos para o período.

Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja e milho do Brasil.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com aumento de exportações do agronegócio, o maior beneficiado é o abastecimento interno
Manejo adequado é chave para desenvolvimento sustentável do setor florestal
Agro e Prosa Episódio 799 - A realidade do médio produtor rural no estado do Mato Grosso
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Newcastle, Cannabis, Exportação de Carne, Rio Grande do Sul, Embrapa Soja e Embrapa Cerrados
ARP#348 - I.A. na agricultura: um caminho sem volta
Tecnologia de Sementes e o Impacto na Produtividade