CNA participa de audiência sobre polinizadores

Publicado em 18/09/2019 17:34

 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na quarta (18) de uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para debater a preservação de espécies polinizadoras como pássaros, abelhas e morcegos.

O Projeto de Lei 1918/2019, de autoria do senador Lasier Martins (Pode-RS), determina incentivos à pesquisa, a serviços ambientais para manutenção dos polinizadores e à abordagem do tema nos planos de manejo florestal sustentável.

Na audiência, o coordenador de Projetos do Grupo Técnico de Fitossanidade da CNA, Tom Prado, apresentou um caso de sucesso da empresa Itaueira Agropecuária S.A., que alia a agricultura e a apicultura nas propriedades rurais.

“A Itaueira produz frutas e outras culturas, como o mel. O melão é o carro chefe da empresa e por ser cultivado doze meses ao ano, ele necessita da polinização de abelhas. E quanto maior a polinização, maior a produtividade”.

Prado explicou que ao longo dos anos, a empresa, que tem atividade em quatro estados, constatou que devido à seca do Nordeste, as colmeias não permanecem nas fazendas, o que ocorre a diminuição natural da população.

“A produção de melão depende desses animais polinizadores, então precisamos cuidar da sanidade e segurança deles”, disse Tom.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho