PIB do agronegócio cresce 0,53% no primeiro semestre

Publicado em 18/09/2019 16:38
Pecuária e segmento de insumos puxam o resultado de alta, segundo CNA/Cepea

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,53% no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O resultado foi puxado principalmente pelo segmento de insumos, que teve expansão de 7,26%, seguido pela agroindústria (1,26%) e serviços (0,65%). O setor primário, que representa a atividade dentro da porteira, teve queda de 2,04% em seis meses.

A pecuária foi o destaque dentro do resultado do PIB do agronegócio no acumulado deste ano. O segmento registrou alta de 4,65% nos primeiros seis meses de 2019, impulsionada pelo crescimento dos setores primários (10%), insumos (3,32%), serviços (2,66%) e agroindústria (1,99%).

“No caso do elo primário da pecuária, preços altos vêm sendo alcançados em 2019, com elevações importantes principalmente para frango, suínos e leite. Esse cenário, aliado a um aumento também da produção, explica o crescimento do PIB, mesmo diante de aumento dos custos de produção”, explica ao estudo da CNA e do Cepea.

Na cadeia agrícola, houve retração de 0,97% no semestre. No entanto, o segmento de insumos apresentou alta de 9,08%, justificado pelo aumento de preços de fertilizantes e defensivos. A agroindústria subiu 1,09%. Já a atividade primária teve queda de 7,71%, pressionado por menores preços e alta dos custos de produção.

Junho – O PIB do agronegócio em junho caiu 0,8%, com crescimento apenas no setor de insumos (0,23%) e queda nos setores de serviços (1,03%), indústria (0,86%) e primário (0,55%).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho