Abertas as inscrições para seminário internacional sobre agricultura na América Latina

Publicado em 16/09/2019 11:29
Evento ocorrerá em outubro, no Rio de Janeiro, e reunirá representantes de diversos países e organismos internacionais ligados à agricultura e alimentação

Já estão abertas as inscrições para o seminário "Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina", que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 11 de outubro. No evento, serão apresentadas e debatidas as principais conclusões do estudo divulgado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre papel da agricultura na América Latina e no Caribe. O evento terá tradução simultânea.

De acordo com o assessor do Departamento de Estudos e Prospecção da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) e presidente do Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (Amis), Marcelo Guimarães, o estudo enfatiza o papel determinante que a agricultura da América Latina desempenhou para a redução da pobreza rural ao longo dos últimos 30 anos na região. “Mesmo em momentos de crise econômica, o setor agrícola funcionou como um amortecedor contra os efeitos mais perversos dos períodos recessivos na América Latina”, afirmou o economista.

Programação

Renomados palestrantes de diversos países (Canadá, Argentina e Estados Unidos) e representantes de organismos internacionais (FAO, IICA, BID, OMC e a própria OCDE) tratarão de temas que constarão dos painéis no primeiro dia do encontro, como as situações dos mercados agrícolas mundiais, os desafios e políticas públicas para a Agricultura na América Latina e as perspectivas e os conflitos comerciais.

No segundo dia de reunião, os especialistas vão abordar o desenvolvimento sustentável dos biocombustíveis na América Latina, o papel da inovação tecnológica na agricultura da região, logística e infraestrutura e crédito rural em um contexto de mudanças no Brasil.

A abertura do evento deverá contar com a presença da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Estudos do Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor de Agronegócios da Esalq/USP e embaixador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para as cooperativas. Também estará presente o chefe da Divisão de Comércio e Mercados Agroalimentares da OCDE, Jonathan Brooks.

O encontro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a FGV, será realizado no auditório do Centro Cultural da fundação, na Praia de Botafogo. A OCDE e o Amis, em parceria com a FAO, também apoiam a realização do encontro.

Reunião do Sistema de Informações de Mercado Agrícola (Amis)

Nos dias 8 e 9 de outubro, os representantes dos países-membros e dos organismos internacionais participantes do Amis estarão reunidos para a 16ª reunião do Grupo de Informações daquela instituição. O encontro também será na FGV.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho