Sistema Famato visita o Terminal de Grãos do Maranhão

Publicado em 13/09/2019 16:26

O diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, estiveram nesta quarta-feira (11/09), no Estado do Maranhão reunidos com representantes do EMAP Porto do Itaqui, para conhecer o projeto estruturante do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

O projeto contempla a infraestrutura do Porto do Itaqui para recepção de grãos. O Tegram é um consórcio formado pela CGG Trading, Glencore, NovaAgri (Fundo Pátria) e o Consórcio Crescimento (formado pela francesa Louis Dreyfus Commodities e pela Amaggi). Com modais ferroviário e rodoviário para receber a produção de grãos, o terminal tem a perspectiva de equilibrar o escoamento da produção do país.

Para o diretor Vilmondes Tomain, o Tegram vai solucionar boa parte do problema de logística do país, incluindo o Centro-Oeste. “O Tegram vem para favorecer os produtores rurais de Mato Grosso e, também, de toda a região Centro-Oeste. O Porto do Itaqui vai alavancar o agronegócio brasileiro e destravar os problemas logísticos de Mato Grosso”.

O terminal tem uma posição estratégica que transformará o Itaqui no principal porto exportador de grãos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Está localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte e Canal do Panamá, que facilita o acesso ao mercado asiático.

Estima-se a movimentação de 5 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho, utilizando um berço de atracação. Tudo isso na primeira fase do projeto.

Para a segunda fase, a previsão é que sejam movimentadas 10 milhões de toneladas de grãos anuais, provenientes da região conhecida como Mapitoba, área formadas pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, além do Centro-Oeste, nordeste do Estado de Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás.

Fonte: Ascom Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho