CNA e Embrapa apresentam modelo simplificado do PRA ao SFB e banco alemão

Publicado em 06/09/2019 16:43

O Sistema CNA/Senar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram na quinta (5) com representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do banco alemão KfW para apresentar o projeto piloto de simplificação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A iniciativa é baseada nos resultados do Projeto Biomas, que desde 2010 realiza estudos e pesquisas para auxiliar o produtor a utilizar a árvore na propriedade rural com fins econômicos e ambientais e resolver os problemas ambientais com menor custo e com possibilidade de obter retorno financeiro.

De acordo a coordenadora do Projeto Biomas, Cláudia Mendes, o Serviço Florestal Brasileiro e o banco KfW sãos os executores do KfW/CAR, projeto que possui grande sinergia com o piloto de simplificação do PRA, proposto pelo Biomas.

“O objetivo da reunião foi discutir sobre os projetos e buscar uma cooperação mútua, pois ambos visam a adequação ambiental nas propriedades rurais,”, disse Claudia.

O projeto piloto do Sistema CNA/Senar da Embrapa está sendo desenvolvido com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do sistema de informação WebAmbiente e prevê a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para dar da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais.

“Nós já apresentamos o modelo simplificado do PRA para o Amazonas, Goiás e em breve para Minas Gerais. O produtor rural deve ser estimulado e se sentir seguro para se adequar às regras do Código Florestal Brasileiro”, afirmou Mendes.

PRA – Para aderir ao Programa, o produtor rural precisa ter passivo ambiental e estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho