Emater/RS comemora 30 anos de Informativo Conjuntural e lança aplicativo

Publicado em 30/08/2019 17:00

Na tarde de sexta-feira (30/08), no Espaço da Emater na Expointer, foi realizada uma solenidade de comemoração alusiva aos 30 anos do Informativo Conjuntural, uma publicação semanal da Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar que leva informações sobre a situação dos cultivos, criações, clima, preços, entre outros. Estiveram presentes o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri; o diretor administrativo, Vanderlan Vasconselos; o presidente da Ceasa, Ailton Machado, e o meteorologista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flávio Varone.

Machado afirmou que a parceria com a Emater é essencial, porque a Ceasa é alicerçada em três pilares. “Abastecimento da população; geração de emprego e renda no campo, pois somos a parte comercial do Governo; formação de preço, por conta da oferta e procura, que regulam o preço para o Estado, que é divulgado semanalmente nessa publicação distribuída a todo o Rio Grande do Sul”.

Varone destaca a importância da meteorologia no documento. “Por conta da necessidade que o agricultor e todo o setor primário tem de informações sobre o tempo para plantar, colher, etc. Nossa parceria vai seguir e, em breve, teremos novidades”, anunciou a possível retomada do quadro de previsão do tempo no Programa Rio Grande Rural da Instituição.

Sandri destacou a credibilidade da publicação que é distribuída há três décadas. “Uma base de dados completa entregue ao mercado, imprensa, entidades e agricultores. Uma informação segura que vem dos 497 municípios do Estado”.

Aplicativo

Desde o início da Expointer 2019, o público visitante está sendo recepcionado com a informação e auxílio para baixar o novo aplicativo da Instituição. “Nele os usuários encontram o material com divulgação dos conteúdos apresentados nas parcelas temáticas, o Informativo Conjuntural, as mídias sociais da Instituição, os parceiros e apoiadores. E, principalmente, a integração com o Pavilhão da Agricultura, em que o aplicativo apresenta o mapa do pavilhão, produtos comercializados, nome, município e número das bancas”, idealizador do aplicativo e extensionista rural e social da Emater/RS-Ascar,  James Diego Roth.

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho