Mexilhões cultivados em Porto Belo estão liberados para o consumo

Publicado em 28/08/2019 08:23

Os cultivos de mexilhões, vieiras e berbigões do município de Porto Belo estão desinterditados. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural liberou a retirada, a comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia nas localidades de Ilha João da Cunha, Araçá e Perequê.

Desde a última quinta-feira, 22, estava permitida a retirada, a comercialização e o consumo de ostras de Porto Belo. A partir desta terça, a liberação é estendida também para os mexilhões. A desinterdição dos cultivos acontece após os resultados das análises demonstrarem que as concentrações de toxina diarréica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises vêm sendo repetidas semanalmente desde a interdição do município, no dia 2 de agosto.

Balneário Camboriú segue interditada

Os cultivos de ostras e mexilhões de Balneário Camboriú seguem interditados e só serão liberados após dois resultados negativos e consecutivos. Segundo o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, os últimos resultados de análises e contagens já demonstram uma diminuição na concentração de micro-organismos produtores de toxinas e na concentração dessas toxinas na carne dos moluscos.A toxina diarréica, quando consumida por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único Estado do país monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Por: Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimen

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho