CNA debate ações para a cadeia da erva-mate

Publicado em 27/08/2019 15:39

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (26), da reunião da Câmara Setorial da Erva-Mate do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na Expointer 2019, em Esteio, Rio Grande do Sul.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da Confederação, Marina Zimmermann, acompanhou as discussões com foco principalmente na pauta de defesa sanitária, barreiras comerciais e no estabelecimento de uma Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a cadeia produtiva.

“O representante do Itamaraty falou sobre as barreiras comerciais e disse que as conversas estão otimistas para o mercado da erva-mate, mas ainda é necessário pensar em um projeto maior visando à promoção do produto em outros países, principalmente a União Europeia”, afirmou Marina.

A erva-mate é um dos produtos que será exportado para o bloco dentro do acordo comercial com o Mercosul com tarifa zero. No entanto, ainda existem algumas barreiras principalmente fitossanitárias como o selo Bio, que é uma certificação exigida pela Alemanha.

“O Brasil está conseguindo avançar nessas negociações e em julho foi votado um novo regulamento da UE que considerou a erva-mate brasileira um produto orgânico com a mesma categoria de chás e infusões. Nós já somos um grande exportador do produto no Mercosul, por isso é muito importante que seja feito um trabalho de promoção e imagem da erva-mate brasileira como um produto natural e que faz bem para a saúde e, com isso, abrir novos mercado”.

Sobre a questão do preço mínimo, Marina afirmou que o assunto ainda gera dúvidas tanto da indústria quanto do produtor sobre como será feito essa política.

“Por isso, o presidente da Câmara Setorial formou um grupo exclusivo de produtores rurais, liderado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate), que fará reuniões regionais para definir se é de interesse dos produtores rurais que a erva-mate seja contemplada pela política do preço mínimo.”

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho