BRF incorpora cultura de startups para modernizar operações

Publicado em 24/07/2019 14:24
Conceitos da indústria 4.0 já são aplicados em instalações da empresa no Brasil; soluções inovadoras viabilizam a redução de custos e aumento da produtividade

São Paulo, 24 de julho de 2019 – O perfil ágil e moderno, comum às startups, vêm sendo incorporado gradativamente pela BRF. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de alimentos, uma das maiores do mundo, figura entre as selecionadas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para participar do Programa Conexão Startup Indústria 4.0, que vai estimular centenas de startups do Brasil e exterior a desenvolver soluções inovadoras às indústrias participantes.

“Buscamos soluções para reduzir custos, aumentar a produtividade e aprimorar a gestão de processos para avançarmos na eficiência operacional, uma das prioridades da companhia. Desta forma, o concurso da ABDI está alinhado à nossa estratégia, que é norteada pelos compromissos com a segurança, qualidade e integridade, presentes em todas as etapas da nossa operação, seja na indústria ou no campo”, explica Ricardo Trinkel, diretor de engenharia.

A transformação digital das linhas produção, que asseguram um controle mais refinado de todo o processo e o monitoramento por sistemas de visão na indústria, soluções digitais de treinamento e gameficação, são iniciativas que estão no ciclo de projetos de investimento da BRF e derivam dessa aproximação da empresa com as startups. Um dos exemplos é o contato permanente com food techs, para viabilizar o desenvolvimento de novos produtos.

“Enquanto as startups e food techs auxiliam na frente da inovação, a BRF oferece um ambiente propício para que os ganhos com as soluções desenvolvidas sejam percebidos em larga escala”, afirma Ricardo Trinkel. “A BRF está inserida em uma cadeia produtiva longa e complexa, que tem início no campo com a produção das aves e suínos, passa pela indústria, chega ao supermercado e, por fim, à mesa do consumidor. Estas iniciativas tecnológicas alinhadas à estratégia de eficiência operacional são fundamentais para que possamos ter sucesso nesta jornada”, completa.

A divulgação da primeira seleção de startups do Conexão Startup Indústria 4.0 promovida pela ABDI será feita em 17 de agosto. Após essa data, será realizado o Co Discovery Lab, no dia 15 de novembro, dedicado à criação de grupos de trabalho formados pelas indústrias e startups. No dia 29 de novembro serão anunciadas as duas startups escolhidas pela BRF para o desafio final, que devem  entregar a prova de conceito do desafio até 28 março de 2020. 

A última fase do projeto acontece em 26 de junho de 2020, quando as startups e empresas farão demonstrações em um evento da ABDI. No total, serão R$ 4,8 milhões em prêmios para as startups selecionadas. Para mais informações acesse: https://startupindustria.com.br/startup4-0.

Ranking 100 Open Startups

Também pelo segundo ano consecutivo, a BRF figura o ranking “Top 50 Open Corps”, que destaca as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação e que mais registraram contratos com startups no último ano. No ranking, a BRF ficou na 11ª posição, é a única do setor de proteína animal da lista. O reconhecimento será divulgado durante o Whow! Festival de Inovação, que acontece em São Paulo, entre 23 e 25 de julho. “A inovação é uma alavanca importante do nosso negócio. Até 2023, nosso objetivo é atingir 10% da receita operacional da companhia com inovações”, afirma Beatriz Benedetti, gerente executiva de inovação da BRF.

BRF Hub

Como parte da estratégia de inovação, a BRF selecionou seis startups para avançar na fase de projetos pilotos do BRF Hub, plataforma da companhia para parcerias com startups, food techs e universidades. A iniciativa é voltada para desenvolver soluções das áreas de negócios da BRF, como RH, suprimentos, pesquisa & desenvolvimento, dentre outras. Lançado nesse ano, o programa recebeu mais de 35 inscrições para os desafios, além de mais de 30 contatos de interessados em desenvolver futuros projetos.

Sobre a BRF

Com um portfólio amplo de produtos e marcas consagradas como Sadia, Perdigão e Qualy, a BRF possui mais de 90 mil funcionários comprometidos com a gestão, qualidade e inovação da produção de alimentos. Com presença em mais de 140 países, a companhia é reconhecida internacionalmente por sua atuação baseada no crescimento e desenvolvimento sustentável. Com uma história de mais de 80 anos, produz alimentos que são fonte de força para colocar a vida em movimento, todos os dias, para o maior número de pessoas em todo mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo da Indonésia planeja revisar regras do mercado de óleo de palma
Dívida pública bruta fica em 77,8% do PIB em junho, mostra BC
Mapa trabalha há 164 anos para o fomento e desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileira
28 de Julho, Dia do Agricultor: Dia de histórias que têm transformado o destino do Brasil
Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132