Ciência leva canola ao Cerrado e à região do Semiárido

Publicado em 02/07/2019 13:17

Pesquisas desenvolvidas Pela Embrapa Agroenergia (DF) com o Objetivo de tropicalizar a canola (Brassica napus L.) Já obtiveram ótimos Resultados não Cerrado e Experimentos começaram em LOCAIS de clima Semiárido. Em lavouras no Brasil Central, Os Cientistas registraram produtividades de Até Três mil Quilos POR hectare (kg / ha), número that ultrapassa o dobro da Média nacional de 1,3 mil kg / ha, observada na MESMA safra de 2016/2017 Pela Companhia Nacional de Abastecimento ( Conab ).

O Trabalho de tropicalização da canola Contou com OS Primeiros Experimentos em 2004, com a Colaboração de Universidades e Assistência Técnica Nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Segundo o Pesquisador da Embrapa Trigo (RS) Gilberto Tomm, um INTRODUÇÃO Da Cultura em Baixas latitudes (entre 6 e 13 graus), em clima tropical, E UMA Iniciativa inédita no mundo.

Até ENTÃO, uma indicação de cultivo estava LIMITADA como Regiões de Clima Temperado e latitudes between 35 e 55 graus. Uma relacionada latitude ESTÁ à distância da Linha do Equador, that cruza o norte do Brasil. Quanto Mais Próximo ao Equador, Maior a temperatura e Maior um Incidência de luz solar. A Luminosidade E Benefica Ao cultivo da canola, MAS como altas temperaturas Nao. Esse E Maior desafio o na identificação dos LOCAIS Mais indicados Ao cultivo.

Em abril de 2019, um novo experimento com 16 materiais genéticos foi colocado um campo em Plantaltina (DF) para comprovar e adaptar a canola não Cerrado. Enquanto ISSO, uma Pesquisa com a tropicalização da canola nenhum brasileiro Semiárido, Dentro das Ações fazer NextBio, vai avaliar o Comportamento de Diferentes cultivares na Região. “A ideia E Investigar Quais cultivares apresentam Maior adaptabilidade Às condições Climáticas do Nordeste e, A PARTIR Deles, desenvolver cultivares Específicos para a Região”, Revela o Pesquisador de Bruno Laviola.

 

Fonte: Embrapa Agroenergia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Um debate diferente sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio brasileiro
Audiência debate soluções para reduzir despesas de grãos na região Sul
Dólar volta a ultrapassar R$6,00 e bate novo recorde com reação negativa à reforma do IR
Bom dia Agro 29/11/24 - Disparada do dólar, reações do financeiro, PL dos bioinsumos e mercado do trigo
Plantio tardio toma ritmo acelerado no Mato Grosso e abre cenário favorável para a janela da segunda safra
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
undefined