Preços agrícolas mantém trajetória de queda

Publicado em 31/05/2019 14:18
Dos produtos analisados, 11 sofreram redução e 8 oscilaram positivamente

O IqPR - índice que mede a flutuação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas - registrou queda de 1,06% na segunda quadrissemana do mês de maio de 2019, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

Dentre os produtos que apresentaram aumento de preços quando comparados com o mesmo período do mês anterior, destacaram-se: batata (9,14%), arroz (5,73%), carne de frango (5,37%) e amendoim (3,11%). 

No caso da batata, a oferta menor fruto da redução das áreas cultivadas e das chuvas que nas últimas semanas dificultaram as colheitas se apresenta como principal indutor dessa alta dos preços na safra de outono. Nota-se que os preços atuais estão 230% maiores que os vigentes no mesmo período de 2018, explicam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA.   

Dos 11 produtos que sofreram redução de preços no período analisado, destacam-se: banana nanica (23,88%), feijão (21,36%) e laranja para mesa (15,02%). 

Clique AQUI e leia o artigo completo. 

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de Julho, Dia do Agricultor: Dia de histórias que têm transformado o destino do Brasil
Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas