Conab divulga lista de produtos que terão descontos nas dívidas de agricultores familiares

Publicado em 11/03/2019 10:45

Já está disponível a relação de produtos que receberão descontos no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O percentual calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela novamente como destaque o feijão caupi, que recebeu os maiores bônus de 69,59% no Tocantins, de 52,69% no Piauí e de 36,91% no Pará. A lista completa dos 14 produtos beneficiados foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11).

O objetivo do programa é conceder aos agricultores familiares um desconto no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com a lista atual, o segundo maior desconto foi para a amêndoa de babaçu, que teve uma bonificação de 50,66%. Os outros produtos atendidos são: açaí, alho, arroz, babaçu, borracha natural, cacau, castanha-de-caju, leite, manga, maracujá, mel e mandioca.

Os bônus têm validade entre 10 de março a 9 de abril. O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Os custos de produção elaborados pela própria Companhia são o principal parâmetro para este cálculo. Já o objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista