Preços mundiais dos alimentos sobem em janeiro, diz FAO

Publicado em 07/02/2019 10:07

ROMA (Reuters) - Os preços mundiais dos alimentos subiram em janeiro, impulsionados por uma recuperação nos preços dos produtos lácteos, bem como por cotações firmes de óleos vegetais e açúcar, informou a agência de alimentos da ONU nesta quinta-feira.

O índice de preços de alimentos da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), que mede as mudanças mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carnes e açúcar, ficou em uma média de 164,8 pontos no mês passado, contra 161,8 em dezembro.

Apesar da alta, o índice ainda está 2,2 por cento abaixo do nível de janeiro de 2018.

A FAO elevou sua previsão de produção mundial de cereais de 2018 para 2,611 bilhões de toneladas, um pouco acima da leitura de dezembro, refletindo revisões para cima para milho, trigo e arroz.

"Grande parte do crescimento projetado está associada aos aumentos esperados na Europa, onde as condições meteorológicas favoráveis têm sustentado as perspectivas de produção, enquanto as semeaduras devem se expandir, em grande parte impulsionadas pelos preços atrativos", disse a FAO.

Apesar do aumento nas projeções mais recentes, a produção global de cereais ainda deve permanecer 1,8 por cento abaixo do recorde de 2017.

(Por Crispian Balmer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista