Exportação do agronegócio do Brasil tem recorde de US$101,7 bi em 2018 com China, diz governo

Publicado em 18/01/2019 17:29

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações do agronegócio do Brasil atingiram um recorde nominal de 101,7 bilhões de dólares em 2018, alta de 5,9 por cento ante 2017, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura, destacando o apetite chinês por produtos nacionais.

O recorde anual anterior ocorreu em 2013, quando o país exportou 99,9 bilhões de dólares. O Brasil é o maior exportador global de itens como açúcar, café, suco de laranja e soja.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério, as exportações para a China aumentaram em 9 bilhões de dólares no ano passado, à medida que o gigante asiático se voltou principalmente à soja brasileira, dada a guerra comercial entre Pequim e Washington.

No complexo soja, o grão foi o principal produto exportado, com volume recorde de 83,6 milhões de toneladas em 2018. Segundo o boletim da secretaria, "o incremento na quantidade exportada não ocorreria sem a forte demanda chinesa".

Já o comércio de carne bovina in natura atingiu volume recorde na série histórica iniciada em 1997. No ano passado, foram exportadas 1,35 milhão de toneladas (+12,2 por cento), sendo 322,3 mil toneladas à China.

A celulose também registrou bom desempenho em 2018, graças à demanda da China, disse a secretaria do ministério.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista