Ministra da Agricultura fala em "medidas importantes" para próxima semana

Publicado em 07/01/2019 14:44

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira que algumas "medidas importantes" na área de crédito rural poderão ser anunciadas na próxima semana, enquanto defendeu novamente a expansão do seguro para produtores brasileiros.

"Semana que vem a gente deve ter algumas medidas importantes nessa área de crédito para começar a anunciar. E eu continuo insistindo que o nosso principal ponto chama-se seguro", afirmou ela após solenidade de posse do novo CEO do Banco do Brasil, Rubem Novaes, em Brasília.

"Seguro e seguro, nós precisamos resolver esse entrave, quer dizer, já existe, mas nós precisamos permear ele para uma base maior de produtores rurais, de agricultores", acrescentou.

Ela disse que algumas medidas já foram apresentadas ao presidente Jair Bolsonaro. "Amanhã nós vamos fazer uma reunião com o presidente, provavelmente deverão ser discutidas essas ações para o presidente anunciar."

O atual Plano Safra 2018/19, cuja vigência vai até 30 de junho, disponibilizou 191,1 bilhões de reais em crédito para custeio e investimentos, além de 600 milhões de reais para subvenção ao seguro rural.

Na semana passada, durante sua posse no Ministério da Agricultura, Tereza disse que suas prioridades à frente da pasta no governo de Jair Bolsonaro seriam reduzir a burocracia e zelar pela segurança jurídica no setor.

(Por Marcela Ayres e Mateus Maia)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista