Técnica do Senar ganha prêmio por inovação na Assistência Técnica
A técnica de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Pará, Suzane Mendes Cardoso, venceu o Prêmio Rural Sustentável na categoria “Inovação na Assistência Técnica” com a introdução da apicultura no Sistema Agro Florestal no município de Paragominas. A lista de vencedores foi divulgada na quinta (6).
O Senar é a entidade responsável pela capacitação e assistência técnica do Projeto Rural Sustentável, cooperação técnica destinada a melhorar a gestão da terra e das florestas nos biomas Amazônia e Mata Atlântica por meio de adoção, adequação e utilização de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono. A entidade atende produtores rurais do Pará, Bahia e Rondônia.
A iniciativa vencedora se chama “Abelha Verde” e atende 20 famílias de Paragominas por meio de técnicas de apicultura associadas à produção agrícola.
“Capturamos os enxames na área urbana e doamos para os produtores capacitados. Com isso, é feita uma interação entre as abelhas e às culturas agrícolas diversificando a produção e aumentando a rentabilidade do produtor”, conta Suzane.
Criado em fevereiro, o projeto de Suzane já rendeu frutos como a comercialização da produção de mel com rótulo próprio e a estruturação de uma casa para o produto, que segundo a técnica de campo, sairá do papel em breve. "Vamos ampliar nossa estrutura porque a cada dia, mais famílias querem participar do projeto.”
“Essa premiação mostra que o trabalho do Senar é sério e que estamos sempre em busca de melhorar a implantação de práticas sustentáveis para que o produtor tenha acesso ao que há de melhor em tecnologia de produção”, destacou Dácio Carvalho, coordenador do Projeto Rural Sustentável no Senar Pará.
O Projeto Rural Sustentável beneficiou quatro mil produtores rurais e promoveu 112 dias de campo nas Unidades Demonstrativas, ampliando conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis, principalmente sobre Sistemas Agros Florestais (SAFs).
A premiação será realizada em uma cerimônia prevista para acontecer em Brasília em 2019 e será entregue pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos parceiros do Rural Sustentável.